Pôster
1320 | CONSTRUÇÃO DE UM PROGRAMA EDUCATIVO PARA PACIENTES COM FADIGA EM QUIMIOTERAPIA | Autores: Marcela Dias Albarnaz () |
Resumo: A Fadiga Relacionada ao Câncer (FRC) raramente surge como sintoma isolado e causa prejuízo significativo para qualidade de vida, funcionalidade e prediz uma sobrevida diminuída¹. O uso de materiais educativos possibilita o processo de ensino-aprendizagem por meio de interações compartilhada pelo locutor e leitor². Objetivo: Construir um programa educativo para manejo da FRC em pacientes em quimioterapia. Metodologia: 1ª Fase: Levanto bibliográfico realizado através de seleção do conteúdo e posterior organização coerente do assunto. 2ª fase: Construção do programa educativo a partir dos achados do levantamento bibliográfico. Resultados: Os resultados foram organizados em definição, manifestação clínica, fisiopatologia e tratamento não medicamentoso (TNM). O TNM apresentou algumas alternativas como o exercício físico aeróbico com uma frequência de pelo menos 2x por semana com duração entre 3/6 minutos³. As estratégias que visam manter ou aumentar os níveis de energia podem ser resumidas em organização de descanso/sono; nutrição; uso de terapias complementares e uso de atividades de lazer e educação/aconselhamento a serem discutidos com o paciente¹. As atividades diárias devem ser previamente identificadas e priorizadas pelo próprio paciente³. Conclusão: O programa apresenta um novo material de ensino e educação em enfermagem favorecendo o diálogo entre profissionais e pacientes, facilitando a aquisição de conhecimento, memorização de cuidados, proporcionando empoderamento do próprio corpo bem como padronizando as orientações fornecidas pelos profissionais.
¹Barichello E, Sawada NO. Qualidade do sono em pacientes submetidos a cirurgia oncológica. Revista Latino-Americana de Enfermagem. 29; v.17: 481-488.
²Santos RV, Penna CMM. A educação em saúde como estratégia para o cuidado à gestante, puérpera e ao recém-nascido. Texto Contexto Enferm. 29; v. 18: 652-66.
³Associação Brasileira de Cuidados Paliativos. Consenso brasileiro de fadiga. Revista Brasileira de Cuidados Paliativos. 21; v.3 n. 2. |