Imprimir Resumo


Anais :: 68° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1312

Pôster


1312

FATORES RELACIONADOS A NÃO ATUALIZAÇÃO DO CALENDÁRIO VACINAL EM CRIANÇAS ATENDIDAS NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE PERPÉTUO SOCORRO NO MUNICÍPIO DE MACAPÁ/AP NO ANO DE 2012

Autores:
Alessandra Inajosa Lobato () ; Lizandra Leal de Sousa (Faculdade Estácio de Macapá) ; Larissa Inajosa de Moraes (Faculdade Estácio de Macapá) ; Danielly Souza Simão4 (Faculdade Estácio de Macapá) ; Jessica Karine Baginski (Faculdade Estácio de Macapá)

Resumo:
Introdução: Este estudo foi realizado com 3 crianças com idade de à 1 anos, atendidas na sala de vacina da Unidade Básica de Saúde do Perpétuo Socorro no Município de Macapá no Estado do Amapá. Objetivo: descrever os fatores responsáveis pela não atualização do calendário vacinal dessas crianças. A Metodologia: utilizada foi exploratória, descritiva e quantitativa. De acordo com os Resultados: foi evidenciado que 95% eram do sexo feminino, dos entrevistados 37% tinham entre 26 a 3 anos, quanto à escolaridade 4% cursaram o ensino fundamental ou médio, quanto à vida conjugal 38% vivia em união estável, 42% tinham como profissão dona de casa, e na religião 72% eram católicos, em relação à moradia 75% tinha casa própria, e 74% residem em Macapá. Conclusão: do total 3% tinha apenas um filho, os imunobiológicos que mais apresentaram atraso foram: 17% a vacina Poliomielite e 16% a vacina Pneumocócica. E com 31%, o motivo principal do atraso das vacinas foi casos de doença da criança (31%), destacando um elevado índice de crianças, principalmente aquelas que são administradas aos dois meses de idade, observando que a maioria das crianças tinha pelo menos duas vacinas em atraso. Contribuições: Cabem ao Enfermeiro a busca ativa dos faltosos a vacinação, e a conscientização do responsável pela criança da importância da imunização estar em dia. Referências: FRANÇA, Inacia Sátiro Xavier de. et al. Cobertura vacinal e mortalidade infantil em Campina Grande, PB, Brasil. Revista Brasileira Enfermagem. Brasília, v. 2, n. 62, p. 258-64, mar-abril 29. Palavra chave: Vacinas; Criança; Atraso.