COMUNICAÇÃO COORDENADA
1306 | CONSUMO DE DESJEJUM ENTRE UNIVERSITÁRIOS NA ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS | Autores: Vanessa Mendes Calmont () ; Nayelle Paula do Nascimento Silva (Universidade do Estado do Amazonas) ; Rita de Cássia de Assunção Monteiro (Universidade do Estado do Amazonas) ; Alessandra Pinheiro Vidal (Faculdade Estácio do Amazonas) ; Alanna Rodrigues de Souza (Faculdade Estácio do Amazonas) ; Ítala Brihana Leandro Lugo (Faculdade Estácio do Amazonas) |
Resumo: O consumo de desjejum é imprescindível para bom desempenho das atividades no dia-a-dia, porém, vem tornando-se cada vez menos frequente entre os estudantes de ensino superior integral¹. O trabalho teve como objetivo analisar o consumo de desjejum entre universitários na Escola Superior de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Amazonas. Tratou-se de um estudo observacional do tipo analítico transversal, quantitativo. A coleta de dados foi realizada na ESA, com amostra de 168 participantes e os dados coletados por meio de questionário e análise da composição do cardápio. Foi encontrada alta prevalência de sobrepeso (37%) e obesidade (1%) entre o sexo masculino. Ambos os sexos (32%) realizavam o desjejum 5 vezes na semana na instituição, tendo como motivo principal a falta de tempo para realizar esta refeição na residência (38,3% para o sexo masculino e 54% para o sexo feminino). Buscou-se comparar o desjejum realizado pelos usuários provenientes da capital e do interior do Amazonas e concluiu-se que não há discrepância em relação ao consumo de desjejum entre os mesmos, visto que 95,6% dos usuários da capital e 97,4% dos usuários do interior realizam desjejum. Observou-se a presença constante de alimentos ultraprocessados, não recomendado pelo Ministério da Saúde. Os resultados encontrados demonstraram a necessidade um melhor planejamento do desjejum ofertado na instituição, necessitando de mais variedade, equilíbrio e moderação.
¹ COSTA, L. DA C. F.; VASCONCELOS, F. DE A. G. DE. Prevalence and factors associated with nutritional status among female university students in Florianópolis, SC. Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano, v. 15, n. 3, p. 326–337, jun. 213.
Descritores: Desjejum, Hábitos Alimentares, Universidade.
1. Acadêmica de Enfermagem da Universidade do Estado do Amazonas;
2. Professora da disciplina de Nutrição Aplicada a Enfermagem na Universidade do Estado do Amazonas;
3. Acadêmica de Nutrição da Faculdade Estácio do Amazonas.
Email para contato: nayellepaulas@hotmail.com |