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Anais :: 68° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1303

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1303

O USO SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM PERIOPERATÓRIA (SAEP) NA FORMAÇÃO DO ACADÊMICO EM ENFERMAGEM NA DISCIPLINA DE ENFERMAGEM CIRÚRGICA

Autores:
Verônica Maria da Silva Mitros () ; Amanda Holanda Saldanha (Universidade de Fortaleza) ; Virna Piera dos Reis Carvalho (Universidade de Fortaleza) ; Aline de Souza Pereira (Universidade de Fortaleza) ; July Grassiely de Oliveira Branco (Universidade de Fortaleza) ; Luiza Jane Eyre de Souza Vieira (Universidade de Fortaleza)

Resumo:
INTRODUÇÃO: Para que seja possível o cuidado de enfermagem de forma integral, participativa, individualizada, documentada e que se tenha avaliação continuadamente, faz-se necessário que seja realizada a Sistematização da Assistência em Enfermagem Perioperatória1. Este cuidado possui uma metodologia própria que deve ser seguida, para que assim se atinja os objetivos propostos, ou seja, para que se dispense uma assistência ao usuário com qualidade2. Estudos demonstram que a não realização da SAEP está direcionada a sobrecarga de trabalho e o desconhecimento do passo-a-passo da sistematização3, 4. OBJETIVO: Relatar as experiências vivenciadas enquanto docente da disciplina de enfermagem em cuidados cirúrgicos da graduação em enfermagem. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo de abordagem crítico-reflexivo, do tipo relato de experiência realizado com graduandos em enfermagem do sexto semestre de uma universidade privada, localizada em uma cidade do interior do Ceará, nos meses de fevereiro, março e inicio de abril de 216. RESULTADO/DISCUSSÃO: Tal experiência foi desenvolvida na disciplina de Enfermagem em Cuidados Cirúrgicos que possui uma carga horária de 12 horas. A abordagem teve como princípio que a ação do cuidado de enfermagem deve ser pautado na SAEP, para que desta forma se atinja uma melhor qualidade. Inicialmente foi trazidos para os discentes os conceitos básicos da sistematização através da aula expositiva dialogada e posteriormente a cada conteúdo ministrado era realizado o passo-a-passo da SAEP em sala de aula, fazendo com que o aluno internalizasse tais conceitos aprendidos e que a partir daí o incorporasse na prática diária não só nos exercícios de sala de aula, mas também no laboratório, durante as aulas práticas. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Percebeu-se que a partir desta metodologia, o aluno através dos conceitos aprendidos, o mesmo pode refletir, desenvolver e aplicar tornando-se mais fácil a utilização da SAEP. REFERÊNCIAS 1. Castellanos BEP, Jouglas VMG. Assistência de Enfermagem Perioperatória: um Modelo Conceitual. Rev Esc Enferm USP. 199;24(3):359-7. 2. Carvalho, L. K. C. A. A. et al. Análise dos procedimentos realizados pela equipe de enfermagem na recepção dos pacientes no centro cirúrgico?. R. Interd. v. 7, n. 4, p. 3-38, out. nov. dez. 214. 3. Botelho J, Veloso GBLV, Favero L. Sistematização da assistência de enfermagem: o conhecimento da equipe de enfermagem de um centro cirúrgico. Enferm. Foco 213; 4(3,4) 198 – 21. 4. LOPES, NP; GASPARINY, C.; KOLLER, FJ.. A importância da sistematização da assistência de enfermagem perioperatória como principal mecanismo de atuação do enfermeiro: com enfoco na fase pré-operatória. Revista do Curso de Enfermagem 4.(4) 215. Descritores: Enfermagem, Ensino superior, Cuidados de Enfermagem. EIXO II – Formação e Produção do Conhecimento em Enfermagem