Pôster
1295 | METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS NO ENSINO DE ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA | Autores: Daniela Lessa de Carvalho Tavares () ; Larissa Oliveira Lessa (Universidade Federal de Alagoas) ; Kátia Nobre Cedrim Lucena (Universidade Federal de Alagoas) ; Silmara Inocêncio Silvino da Silva (Universidade Federal de Alagoas) ; Vanessa Luiza Lins de Carvalho Silva (Universidade Federal de Alagoas) ; Adriana Reis Todaro (Universidade Federal de Alagoas) |
Resumo: Introdução: A sociedade é dinâmica e está sujeita a constantes transformações. Dentro desse aspecto, as instituições de ensino superior têm sido motivadas a direcionar seu foco em educação que valorize a qualidade da assistência do trabalho em saúde. Objetivos: Relatar a experiência de promover atividades lúdicas como alternativa para um aprendizado amplo e acessível no contexto da disciplina de Métodos e Processos de Intervenção de Enfermagem estabelecida na grade curricular da Universidade Federal de Alagoas. Metodologia: Estudo descritivo, do tipo relato de experiência, sobre atividades dinâmicas promovidas pelos discentes para facilitar a compreensão e instigar a participação da comunidade nas tarefas propostas. Experiência: Vivenciar a aplicação de método participativo que promova ação transformadora no cenário educacional, o qual adeque políticas públicas instauradas no âmbito da saúde tornando-as aptas a compreensão tanto dos graduandos cujo objetivo é disseminar o conhecimento através de técnicas para promover a saúde, quanto dos usuários os quais precisam colocar o aprendizado em prática. Acredita-se que a dramatização, favoreça a aprendizagem do estudante de forma participativa tornando-os indivíduos com valores pessoais definidos, estimulando o desenvolvimento cognitivo e a autonomia. Conclusão: A trajetória vivenciada por parte dos docentes e discentes do curso de enfermagem da UFAL trouxe perspectivas de uma nova forma de apreensão dos conteúdos, com metodologia flexível e dinâmica, facilitando o aprendizado sobre campanhas de promoção a saúde.
Descritores: Educação; Aprendizado; Métodos.
Referências:
Kalinowsk CE et al. Metodologias Participativas no Ensino da Administração de Enfermagem. Interface, 213. |