Pôster
1290 | INTEGRALIDADE DO CUIDADO NA ASSISTÊNCIA SECUNDÁRIA DAS LESÕES PRECURSORAS DE CÂNCER DE COLO DO ÚTERO | Autores: Marieta Cardoso Gonçalves () ; Ursula Clara Azevedo Carvalho (Universidade Tiradentes) ; Juliana de Almeida Gonçalves (Universidade Tiradentes) ; Maria da Pureza Ramos de Santa Rosa (Universidade Tiradentes) ; Juliana de Oliveira Musse Silva (Universidade Tiradentes) |
Resumo: Introdução: O câncer de colo do útero é o quarto mais comum entre as mulheres no mundo, com aproximadamente 53 mil casos novos por ano e uma mortalidade de 265 mil óbitos em 212. É precedido por longa fase de lesões precursoras, perceptíveis e tratáveis em ambulatório. Objetivos: Essa pesquisa buscou caracterizar as mulheres sergipanas em seguimento cadastradas no Sistema de Informação do Câncer; identificar as condutas preconizadas pelo serviço no seguimento dessas lesões, comparando com as preconizadas pelo Ministério da Saúde. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo com abordagem quantitativa dos dados disponíveis no SISCAN das mulheres sergipanas com diagnóstico citológico alterado, atendidas na referencia estadual no período de janeiro a dezembro de 215. A tabulação dos dados dos prontuários foi em banco de dados do Epi-info versão 6., para análise exploratória inicial e análise estratificada das variáveis. Resultados: A amostra consistiu de 41 mulheres, em sua maioria, procedentes do interior, provenientes da rede privada, o diagnóstico inicial mais frequente HSIL, a conduta a qual a maioria das mulheres foi submetida, colposcopia e biopsia. Conclusão: Notou-se com essa pesquisa, que as mulheres que tiveram diagnóstico de LSIL e ASC- US foram submetidas a tratamentos desnecessários, enquanto que as com diagnóstico de lesão precursora, foram submetidas ao seguimento preconizado pelo Ministério da Saúde. Implicações para a Enfermagem: Os resultados do trabalho servem como subsídio para um planejamento de assistência de enfermagem mais integral e eficaz.
Descritores: Neoplasia do colo do útero, Atenção Secundária à Saúde, Saúde da Mulher.
REFERÊNCIAS
Fonseca FV, Tomasich FDS, Jung JE, Maestri CA, Carvalho NS. O papel da expressão imunoistoquímica do P16INK4a e do P53 na predição da recorrência da nic-ag após tratamento por conização. Rev. Col. Bras. Cir. 216; 43 (1): 35-41.
Fonseca LC, Santos AB, Discacciati MG. Ciclo celular, HPV e evolução da neoplasia intraepitelial cervical: seleção de marcadores biológicos. Revista do Instituto de Ciências da Saúde. 212; 3 (2):17-111.
Lucas ICRN, Freitas AF, Oliveira SM, Silva JA, Gomes DAGS. Prurido vulvar: diagnóstico diferencial para médicos generalistas. Rev Med Saude Brasilia. 212; 1 (1): 2-25. |