Pôster
1289 | OS DESAFIOS DA ENFERMAGEM NA IMPLEMENTAÇÃO DE PRÁTICAS PREVENTIVAS RELACIONADA A SAÚDE DO HOMEM. | Autores: Dayana Lima Américo () ; Priscila dos Santos Silva ; Linda Shirley Rocha da Silva ; Vanessa Gomes de Souza ; Márcio Bastos Teixeira |
Resumo: Autores: Dayana Lima Américo, Priscila dos Santos Silva, Linda Shirley Rocha da Silva, Vanessa Gomes de Souza, Márcio bastos Teixeira.
INTRODUÇÃO: O homem é visto na sociedade como um ser forte, invulnerável que nunca adoece¹, contudo, os estudos vêm mostrando uma outra faceta sobre esse estigma, principalmente, em estudos mais recentes, há diversos fatores que contribuem para essas mudanças, dentre elas a não adesão do homem aos serviços de atenção primária². OBJETIVO: descrever os principais desafios encontrados pela enfermagem para implementar práticas preventivas voltada a saúde do homem em saúde coletiva. METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão sistemática, a busca de dados foi realizada na base de dados LILACS e SCIELO, encontramos 36 artigos, os critérios de inclusão foram aplicados aos artigos publicados em 25 a 216, o de exclusão foram aplicados aos artigos que não estivesse no ano em questão e incompletos. RESULTADOS: Constatou-se que existe uma grande dificuldade dos profissionais em trabalhar com práticas preventivas voltada à população masculina, a saber: falta de capacitação dos profissionais, falta de estratégias na captação deste e falta de uma ambiência adequada para receber este público. CONCLUSÃO: São muitos os desafios para se implementar práticas preventivas relacionada a saúde do homem, entre eles a carência de capacitação dos profissionais, é indispensável ofertar estratégias, qualificação e treinamentos para lidar diretamente com este público. IMPLICAÇÕES PARA ENFERMAGEM: através deste estudo será possível fornecer subsídios para sugerir estratégias, capacitações e treinamentos que auxiliarão profissionais a atuar diretamente na capitação do homem e na abordagem inicial deste de maneira satisfatória.
Descritores: Saúde do Homem, Politicas, Masculinidade.
EIXO I:Linhas de Cuidado e Politicas Saúde
REFERÊNCIAS
1 GOMES, Romeu et al. A atenção básica à saúde do homem sob a ótica do usuário: um estudo qualitativo em três serviços do Rio de Janeiro. C&S Coletiva, 16(11):4513-4521, 211.
2 FIGUEIREDO, Wagner. Assistência à Saúde dos homens: um desafio para os serviços de atenção primaria. C&S Coletiva, 1(1):15-19, 25.
Acadêmica do Curso Bacharel em Enfermagem 216 da Faculdade de Macapá FAMA.E-mail:dayana.enf14@gmail.com
Enfermeiro. Esp. em Educação em Saúde para Preceptores do SUS/IEPA Hospital Sírio Libanês, Professor titular da Faculdade de Macapá- FAMA-Amapá-AP |