Imprimir Resumo


Anais :: 68° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1288

COMUNICAÇÃO COORDENADA


1288

ESCOLHA DO CURSO PELOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM

Autores:
Cecília Helena de Siqueira Sigaud () ; Nayara Benjamim de Souza (Escola de Enfermagem da USP) ; Angélica Alves da Nobrega (Escola de Enfermagem da USP)

Resumo:
Introdução. O conhecimento acerca do perfil e da motivação dos estudantes para a Enfermagem possibilita ajustes do curso a suas necessidades e, consequentemente, uma melhor formação. Objetivo. Descrever o perfil e a motivação para escolha do curso dos estudantes de enfermagem. Método. Pesquisa descritiva e quantitativa, com amostra de conveniência de ingressantes no Bacharelado em Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, em 213. Aplicou-se questionário com questões fechadas e abertas, e fez-se análise descritiva dos dados. Projeto aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da EEUSP (Processo Nº164/213/CPq/EEUSP) e autorizado pela Direção. Resultados. Participaram 72 ingressantes, perfazendo 92,3% dos estudantes matriculados no primeiro ano do curso. Maioria do sexo feminino (85,9%), jovem com até 2 anos idade (76,4%), solteira (95,8%) e sem filhos (97,2%). Principais motivações para a escolha do curso: interesse e inclinação para as áreas das Ciências Biológicas, Saúde e Enfermagem; caráter humanitário e social da profissão; atuação assistencial do enfermeiro; formação e experiência profissional anterior na área; mercado de trabalho promissor e remuneração atrativa. Mais de 8% informaram não ter sofrido influência familiar para a escolha profissional e receberam apoio em respeito ao direito de escolha individual. Quando ocorreu, a reprovação dos familiares motivada pela crença de que o estudante mantinha desejo por outra carreira e percepção de que o trabalho na área da Enfermagem era desvalorizado e mal remunerado. Conclusões. O perfil dos estudantes é compatível com o de instituições de ensino superior públicas e o histórico da Enfermagem. Os motivos para a escolha da Enfermagem reforçam a importância das ações para o esclarecimento dos estudantes de nível médio acerca da profissão, mercado de trabalho e campo de atuação do enfermeiro, contribuindo para estimular o interesse pela carreira e pelo curso.