Imprimir Resumo


Anais :: 68° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1281

Pôster


1281

EDUCAÇÃO ALIMENTAR PARA MULHERES DA ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DA VILA DA BARCA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores:
Andrea Leticia de Aviz Saraiva () ; Ana Fernanda Santiago Corrêa (Faculdade metropolitana da amazônia (FAMAZ)) ; Bruce Edmilson Souza da Costa (Faculdade metropolitana da amazônia (FAMAZ)) ; Nathália Conceição Gonçalves Dalmácio (Faculdade metropolitana da amazônia (FAMAZ)) ; Simone Batista da Silva dos Santos (Faculdade metropolitana da amazônia (FAMAZ)) ; Milena Farah Damous Castanho Ferreira (Faculdade metropolitana da amazônia (FAMAZ))

Resumo:
Introdução: A alimentação é mais que um instinto ou necessidade fisiológica, uma vez que pode expressar a cultura e a organização de uma sociedade. Desta forma, o mosaico cultural no Brasil, tal como sua discrepância social, torna-se influenciador direto dos hábitos alimentares de sua população. Objetivo: Descrever o relato de experiência sobre ação educativa para mulheres da associação de moradores da vila da barca a respeito da alimentação saudável. Material e Métodos: Qualitativo, descritivo do tipo relato de experiência. Resultados: Participaram da ação 2 mulheres, onde observou-se que as usuárias presentes foram bastante participativas e apresentaram diversas dúvidas relacionadas a alimentação e seus benefícios. Roda de Conversa: permitiu a interação de maneira individual e coletiva, fazendo-as compreender e assimilar de forma satisfatória as informações repassadas sobre uma alimentação saudável. Dinâmica do Balão: Ao termino da roda de conversa foi realizada a dinâmica do balão que totalizava 1 perguntas sobre tema. Observou-se que ouve 1% acertos, refletindo no aprendizado com êxito. Conclusão: A experiência foi boa, principalmente pela participação das mulheres, onde interagiram nas atividades. A experiência trouxe ao grupo o conhecimento importante assim como a contribuição no aprendizado das mulheres, e além de experiência acadêmica de grande relevância para a vida profissional. Contribuições/Implicações para enfermagem: Diálogo e troca de experiência. Reflexão sobre a necessidade de ações educativas nas comunidades. Os jogos educativos, empregados na educação em saúde com as mulheres a respeito à alimentação saudável, para promover assistência integral mais criativa, equitativa e participativa. Referências: SOBRINHO et.al. Projeto merenda saudável: a implementação de uma horta como ferramenta de educação em saúde e integração social de uma creche na periferia de Belém-Pará. Anais do IV congresso de educação em saúde da Amazônia. Universidade Federal do Pará, 215. Descritores: Enfermagem, Educação em Saúde, Hábitos alimentares