Imprimir Resumo


Anais :: 68° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1278

Pôster


1278

SEGURANÇA DO PACIENTE: A Importância do uso de Equipamentos de Proteção Individual para o Profissional de Enfermagem em uma Unidade de Terapia Intensiva

Autores:
Annely Barros Gois () ; Myllena Amaral da Costa (FACULDADE METROPOLITANA DA AMAZÔNIA - FAMAZ) ; Rômulo Fabio Lopes dos Santos (FACULDADE METROPOLITANA DA AMAZÔNIA - FAMAZ) ; Talita Patricia Sena da Silva (FACULDADE METROPOLITANA DA AMAZÔNIA - FAMAZ) ; Thays Barros Pereira (FACULDADE METROPOLITANA DA AMAZÔNIA - FAMAZ) ; Juliana da Conceição Dias Garcez (FACULDADE METROPOLITANA DA AMAZÔNIA - FAMAZ)

Resumo:
Para a realização de uma boa assistência aos pacientes da Unidade de Terapia Intensiva, se faz necessário o uso de precaução como uso de EPI’S, é necessário destreza não só para técnicas manuais, mais habilidades emocionais para passar ao paciente a sensação de que se importa com o bem estar dele¹. O objetivo foi realizar uma ação educativa sobre a importância da lavagem das mãos e o uso de equipamentos de proteção individual para a equipe de enfermagem de uma Unidade de Terapia Intensiva, a ação foi realizada no Hospital situado na cidade de Belém, conta com 1 leitos de UTI adulto, atende a clientes do sistema único de saúde (SUS) e a conveniados. Os sujeitos foram profissionais da equipe de enfermagem, sendo dois enfermeiros e cinco técnicos de enfermagem que atuam efetivamente na UTI, solicitado a estes que seria realizado uma ação, desde que permitissem ser orientados. Foram criadas duas tecnologias: folder e Slid’s educativo com orientações procedidas relacionados à abordagem da lavagem das mãos e o uso de EPI’S, foi esclarecido algumas dúvidas e dificuldades que estes profissionais possam ter em relação ao uso dos EPI’S e lavagem das mãos, ouve aplicação de um questionário, para avaliar o grau de absorção do que foi orientado e demonstrado durante a ação, após houve a socialização entre os acadêmicos e o público alvo de um lanche coletivo. Após os resultados esperados e alcançados foi possível alvejar de forma positiva no que tange à qualificação profissional da equipe de enfermagem, incumbida de exercer as atividades técnicas que são atribuídas a essa classe de prestar cuidados ao paciente. Quanto ao conhecimento sobre o equipamento de proteção individual, observou-se que todos os participantes afirmam ter conhecimento. Logo, tal resposta mostra que todos são informados em relação ao tema, porém adotam métodos corriqueiros ao seu dia-dia. Durante a ação foi observado grande interesse dos profissionais no assunto, que demonstravam verbalmente o que tinham aprendido, após quatro horas da ação, já se tinha relatos de como integrar o uso dos EPI’S e da técnica segura da lavagem das mãos no cuidado com a segurança do paciente no seu dia a dia. A ação educativa contribuiu para discussões e reflexões sobre a importância da equipe de enfermagem entre enfermeiros e técnicos em relação a segurança do paciente no contexto de minimizar infecções para o paciente da Unidades de Terapia Intensiva. Referências 1. Souza K.M.O. Uso dos equipamentos de proteção individual em unidade de terapia intensiva. rev.enf.ref. nº 4. coimbra. julho, 211. Acesso em 5 fev. 215.