Pôster
1269 | A VISÃO DO IDOSO E DO ENFERMEIRO NA CONSULTA DE ENFERMAGEM NA ATENÇÃO BÁSICA | Autores: Tália Liberdade Brasileira Cavalcante () ; Cidianna Emanuelly Melo do Nascimento (FAMEP) ; Catiane Batista dos Santos (FAMEP) |
Resumo: Introdução: Em 225, o Brasil será o sexto país do mundo com maior número de idosos¹. Tendo em vista esse contexto nacional, torna-se importante conhecer a atuação do enfermeiro² na consulta de enfermagem na atenção básica voltada para o idoso. Objetivos: Caracterizar a visão do idoso e do enfermeiro frente a consulta de enfermagem; mostrar a importância da atuação do enfermeiro na consulta de enfermagem prestada ao idoso. Descrição Metodológica: Trata-se de uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa-descritiva. A pesquisa aconteceu em três Unidades Básicas de Saúde de um município do interior do Piauí- PI, uma na zona urbana e duas na zona rural, sendo entrevistados 15 idosos e 3 enfermeiros. Resultados:Ficou constatado que os idosos relataram nas suas falas que o atendimento feito pelo profissional enfermeiro era de boa qualidade, pois eles recebiam várias orientações quanto a medicação, imunização e qualidade de vida. Vale ressaltar que esses enfermeiros não possuíam capacitação específica para cuidar da pessoa idosa na Atenção Básica, mesmo tendo consciência do aumento desse contingente e nem a unidade básica de saúde possuía um dia específico para atender a população idosa. Conclusão: O município necessita de melhorias na parte de saúde para esse público, sendo necessário que esses profissionais mostrem formas de cuidados mais dignas a essa população, trazendo-os para as consultas e realizando as intervenções necessárias para cada paciente. As dificuldades durante o estudo existiram, entre elas, a falta de um dia específico para o atendimento ao idoso, tornando mais difícil esse acesso. Contribuições para a enfermagem: É importante que todos os profissionais saibam tratar o idoso de forma única, pois eles também precisam de cuidados voltados para a sua idade, cuidados que lhe proporcione qualidade de vida e bem-estar.
Referências
1 BERZINS, M; BORGES, M.C. Políticas Públicas para um país que envelhece. São Paulo. Mortinari, 212.
2 BRASIL. Ministério da Saúde. Departamento de Atenção Básica. Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa: Caderno de Atenção Básica, n.19. Brasília: Ministério da Saúde, 26.
Descritores: Saúde. Idoso. Enfermagem |