COMUNICAÇÃO COORDENADA
1266 | SENSIBILIZAÇÃO PROFISSIONAL PARA A NOTIFICAÇÃO COMPULSÓRIA | Autores: Françoise Vieira Barbosa () ; Camila Foresti Lemos (Escola Superior de Ciencias da Saúde) ; Clarice Ribeiro (Escola Superior de Ciencias da Saúde) ; Nayara Rodrigues (Escola Superior de Ciencias da Saúde) ; Thais Tarlei (Escola Superior de Ciencias da Saúde) ; Katia Rodrigues Menezes (Escola Superior de Ciencias da Saúde) |
Resumo: SENSIBILIZAÇÃO PROFISSIONAL PARA A NOTIFICAÇÃO COMPULSÓRIA
Introdução: Devido a sua gravidade e capacidade de disseminação, as doenças de notificação compulsória exigem medidas eficazes para sua prevenção e controle1. Objetivo: Contribuir com a atuação profissional para a notificação compulsória numa Unidade Básica de Saúde (UBS) de Samambaia-DF. Método: Relato de experiência de atividade com estudantes do curso de Enfermagem da Escola Superior de Ciências da Saúde na qual utilizamos o Arco de Maguerez2 com suas cinco etapas: observação da realidade, pontos-chaves, teorização, hipóteses de solução e aplicação à realidade. Resultados: Durante a observação da realidade, os estudantes escolheram trabalhar com o fluxo de notificação compulsória. Identificaram os fatores associados ao problema definindo como pontos-chaves: recomendações do Ministério da Saúde sobre notificação e fatores que influenciam na atuação profissional. Na etapa de teorização os estudantes fundamentaram as discussões e levantaram as seguintes hipóteses de solução: capacitação e sensibilização da equipe de saúde sobre o tema. Na aplicação à realidade executaram exposição dialogada e roda de conversa com os profissionais além da distribuição de folders explicativos sobre a notificação compulsória. Conclusão: Esta atividade contribuiu para a sensibilização dos profissionais da UBS sobre a notificação compulsória, deixando claro, a partir da fala dos participantes, a necessidade de capacitação e atualização sobre o tema. Contribuições para enfermagem: Investir em Educação Permanente utilizando metodologias ativas favorece tanto a aprendizagem significativa quanto a melhoria da qualidade da assistência à saúde da população. Referências:. 1-BRASIL, Ministério da Saúde. Guia de Vigilância Epidemiológica. Brasília: Ministério da Saúde: Secretaria de Vigilância Epidemiológica, 29. 2- Colombo AAA; Berbel, NAN. Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez e sua relação com os saberes de professores. Ciências Sociais e Humanas. Londrina, v. 28, n. 2, p. 121-146, jul./dez. 27. Palavras-chave: notificação de doenças, saúde pública, educação em enfermagem, enfermagem. Eixo temático: EIXO II – Formação e Produção do Conhecimento em Enfermagem. |