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Anais :: 68° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1262

COMUNICAÇÃO COORDENADA / PRÊMIO


1262

Fatores associados ao planejamento de gravidez na adolescência

Autores:
Inez Sampaio Nery () ; Anna Karolina Lages de Araujo (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI)

Resumo:
Introdução: A adolescência é um momento de diversas transformações sociais, emocionais, corporais e cognitivas e o período do desenvolvimento humano no qual a maioria dos jovens inicia a vida sexual. Porém, esse início precoce e sem conhecimento adequado das práticas contraceptivas vem fortemente relacionado à gravidez não planejada. Objetivo: Avaliar o conhecimento de adolescentes sobre práticas contraceptivas e sua associação com gravidez não planejada. Descrição metodológica: Trata-se de um estudo transversal, desenvolvido com 258 adolescentes gestantes na Estratégia Saúde da Família. A identificação de associações realizou-se por meio do teste qui-quadrado, tendo sido a significância estatística fixada em (p<,5). A força de associações entre as variáveis foi medida pelo odds ratio e intervalos de confiança (IC=95%). Resultados: A pesquisa mostrou que o baixo conhecimento das práticas contraceptivas está associado ao planejamento de gravidez, aumentando em 4,5% as chances de uma gravidez não planejada. Conclusão: Conclui-se que apesar de o conhecimento não ser o único fator responsável pelo desfecho da gravidez não planejada ele contribui significativamente, considerando que o fato de não saber utilizar a pílula do dia seguinte aumenta em 3,93 vezes a chance de ter-se uma gravidez não planejada. Implicações para Enfermagem: Faz-se, portanto, necessária, uma assistência direcionada a esse público, considerando suas singularidades e a necessidade de prevenção dos agravos. O profissional enfermeiro deve constituir um elo entre o adolescente e a Unidade Básica de Saúde, com auxílio das escolas e familiares. Descritores: Adolescente. Anticoncepção. Enfermagem. Oliveira DC, Pontes APM, Gomes AM, Tosoli,Ribeiro MCM. Conhecimentos e práticas de adolescentes acerca das DST/HIV/AIDS em duas escolas públicas municipais do Rio de Janeiro. Esc Anna Nery Rev Enferm.29: 13(4):833-841.