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1252 | PROMOÇÃO DA SAÚDE CARDIOVASCULAR NA PERSPECTIVA DE NOLA PENDER: UM ESTUDO COM TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL | Autores: Mônica Oliveira Rios () ; Fabiana Késia Ferreira Pedroso (UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA) ; Daniela Sousa Oliveira (UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA) ; Jéssica Teixeira Ramos (UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA) ; Magno Conceição das Mercês (UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA) ; Disney Kiara Oliveira Sousa (UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA) |
Resumo: Introdução: As ocorrências de doenças crônicas relacionadas ao estilo de vida têm adquirido
destaque na categoria docente1
. Objetivo: Neste sentido, o objetivo deste estudo foi descrever
o estilo de vida de trabalhadores da educação de crianças em idade escolar, a partir do Modelo
de Promoção da Saúde de Pender. Descrição Metodológica: Trata-se de um estudo
epidemiológico de delineamento exploratório, transversal, de caráter quantitativo com coleta
de dados primários, realizado nas escolas municipais da cidade de Guanambi-BA. Os dados
foram obtidos por meio de aplicação de questionário semi-estruturado, sendo a população
composta por 179 profissionais da educação, e a análise desses no programa estatístico EpiinfoVersion
3.5.2. Resultados: Os resultados do presente estudo evidenciaram que a maioria
dos profissionais da educação investigados não possui um estilo de vida saudável. A prática
de atividade física e comportamentos de cuidados com a saúde são componentes preocupantes
no estilo de vida dos profissionais de educação, apresentando índices elevados de
comportamentos negativos. No entanto, em relação aos hábitos alimentares, verificou-se
comportamentos positivos da população pesquisada. Conclusões: Deste modo, boa parte
destes profissionais apresentou comportamento de risco para desenvolver doenças
cardiovasculares. Contribuições/ implicações para enfermagem: Percebe-se a importância
da difusão desses dados, com a finalidade de servir de alerta e reflexão para possíveis
intervenções na saúde desses indivíduos e no cuidado de enfermagem, pois o alcance e a
manutenção de hábitos saudáveis pelos educadores são fundamentais para a propagação do
tema no ambiente escolar |