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Anais :: 68° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1252

Pôster


1252

PROMOÇÃO DA SAÚDE CARDIOVASCULAR NA PERSPECTIVA DE NOLA PENDER: UM ESTUDO COM TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores:
Mônica Oliveira Rios () ; Fabiana Késia Ferreira Pedroso (UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA) ; Daniela Sousa Oliveira (UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA) ; Jéssica Teixeira Ramos (UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA) ; Magno Conceição das Mercês (UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA) ; Disney Kiara Oliveira Sousa (UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA)

Resumo:
Introdução: As ocorrências de doenças crônicas relacionadas ao estilo de vida têm adquirido destaque na categoria docente1 . Objetivo: Neste sentido, o objetivo deste estudo foi descrever o estilo de vida de trabalhadores da educação de crianças em idade escolar, a partir do Modelo de Promoção da Saúde de Pender. Descrição Metodológica: Trata-se de um estudo epidemiológico de delineamento exploratório, transversal, de caráter quantitativo com coleta de dados primários, realizado nas escolas municipais da cidade de Guanambi-BA. Os dados foram obtidos por meio de aplicação de questionário semi-estruturado, sendo a população composta por 179 profissionais da educação, e a análise desses no programa estatístico EpiinfoVersion 3.5.2. Resultados: Os resultados do presente estudo evidenciaram que a maioria dos profissionais da educação investigados não possui um estilo de vida saudável. A prática de atividade física e comportamentos de cuidados com a saúde são componentes preocupantes no estilo de vida dos profissionais de educação, apresentando índices elevados de comportamentos negativos. No entanto, em relação aos hábitos alimentares, verificou-se comportamentos positivos da população pesquisada. Conclusões: Deste modo, boa parte destes profissionais apresentou comportamento de risco para desenvolver doenças cardiovasculares. Contribuições/ implicações para enfermagem: Percebe-se a importância da difusão desses dados, com a finalidade de servir de alerta e reflexão para possíveis intervenções na saúde desses indivíduos e no cuidado de enfermagem, pois o alcance e a manutenção de hábitos saudáveis pelos educadores são fundamentais para a propagação do tema no ambiente escolar