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1247 | AÇÕES DE ENFERMAGEM NA PRÁTICA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE JUNTO A PORTADORES DE ÚLCERA DE PERNA | Autores: Marcelle Coutinho Herédia dos Reis () ; Cássia Luisa Antunes Lourenço (UNIGRANRIO) ; Cátia Carneiro Rodrigues (UNIGRANRIO) ; Rejane Costa de Mello (UNIGRANRIO) ; Nadja Moreira de Carvalho (UNIGRANRIO) ; Fábio José de Almeida Guilherme (UNIGRANRIO) |
Resumo: Introdução: Prestar cuidado em saúde seguindo os princípios da integralidade, universalidade e da equidade exige que o profissional de saúde reconheça as potencialidades e fragilidades inerentes ao território e a territorialidade percebida pelos usuários do serviço. Objetivo: Utilizar a educação em saúde como instrumento para adesão ao tratamento e melhoria da qualidade de vida de portadores de úlcera de perna. Metodologia: Pesquisa de campo, qualitativa, descritiva realizada durante estágio supervisionado de acadêmicos do curso de Enfermagem de uma universidade privada do Rio de Janeiro. O cenário foi a sala de curativos de uma UBS da Baixada Fluminense. Os sujeitos da pesquisa foram usuários da sala de curativos portadores de úlceras de perna. Realizou-se levantamento de perfil socioeconômico, análise do território, exame físico e escuta sensível e qualificada. Resultados: Os dados demonstraram que o território apresenta vulnerabilidade ambiental e social, com presença de lixo nos domicílios e arredores. Aproximadamente 9% dos usuários pertenciam às classes D e E, sexo masculino, idade média 6 anos, nível fundamental incompleto ou sem escolaridade, tempo de acompanhamento na sala de curativos foi em média 6 anos. Foi proposto e aceito pelos usuários a confecção de puffs de garrafas pet com a finalidade de favorecer o retorno venoso e minimizar os efeitos das úlceras; reduzir o impacto ambiental; estimular a socialização; despertar quanto as possibilidades de fontes de renda a partir do material encontrado no entorno. Conclusão: O enfermeiro enquanto educador em saúde tem o papel de facilitador das descobertas e reflexões dos sujeitos sobre a realidade, auxiliando o processo de construção ou reconstrução, juntamente com os indivíduos e a comunidade1. Contribuições para Enfermagem: Este trabalho reforça o quão importante para a sociedade é o Enfermeiro assumir em suas práticas diárias, as ações de cunho social. Referências: Freire, Paulo. Educação e Mudança. 12º ed. Paz e Terra. 1983. pp. 46. |