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Anais :: 68° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1241

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1241

VIVÊNCIA ACADÊMICA NO PROJETO RONDON-MS: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UNIDADES DE SAÚDE NA REGIÃO DE FRONTEIRA.

Autores:
Bianca Soares da Silva () ; Gabrielly Nascimento Soares (Faculdade UNIGRAN Capital) ; Taynara Mayane Alves da Silva (Uniderp) ; Luís Henrique Ortelhado Valverde (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) ; Vânia Paula Stolte Rodrigues (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul)

Resumo:
Introdução: O Projeto Rondon-MS é desenvolvido em comunidade em situação de vulnerabilidade em saúde e tem por objetivo possibilitar espaço para vivências com vistas ao desenvolvimento da responsabilidade social aliado a tentativa de melhoria na vida da população. A ação foi desenvolvida por acadêmicos de diversas áreas por um período de 15 dias, percorrendo diversos ambientes do município, como Unidades de Saúde. Objetivo: Conhecer a realidade de atendimento das unidades de saúde locais, realizando o diagnóstico situacional e possibilitando realizar orientações e encaminhamentos para adequações no atendimento. Materiais e métodos: No período de Julho de 216, foram realizadas visitas nas Unidades de Saúde para reconhecimento do local e planejamento de ações do Projeto Rondon MS – Operação Ladário. Também foram realizadas visitas domiciliares juntamente com as equipes de saúde local. Resultados e discussão: Foram observados diversos problemas organizacionais e estruturais enfrentadas pelas unidades, como a falta de materiais de esterilização, equipamentos e materiais para higiene das equipes de saúde, falta de local apropriado para realização de primeiros socorros em caso de paradas cardiorrespiratória e até mesmo falta de medicações. Foram planejadas e executadas, junto a equipe de saúde, visitas domiciliares, troca de curativos, atendimentos a gestantes e hipertensos e rodas de conversas com as profissionais de saúde. Após as ações, foram encaminhados a prefeitura todas as problemáticas encontradas pelos rondonistas para melhoria da qualidade do trabalho e da assistência. Conclusão: A prática de educação em saúde com a população é fundamental para ampliar o conhecimento acadêmico, onde a aprendizagem adquirida em sala de aula pode ser praticada considerando a realidade de cada população. E o trabalho em equipe multiprofissional é fundamental e gratificante, além de necessário para o melhor atendimento à comunidade. Referências: Projeto Rondon, O que é o projeto. Disponível em: http://www.projetorondon.defesa.gov.br/portal/index/pagina/id/9752/area/C/module/default . Acessado dia 15/9/216 às 15: hs. Descritores: Atenção Primária, Educação em Saúde, Vigilância Em Saúde Pública