Pôster
1232 | EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM GRUPO DE IDOSOS: FORTALECENDO A FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM | Autores: Valéria Dias de Araújo Sales () ; Janaina Meirelles Sousa (Universidade de Brasília-Faculdade de Ceilândia) ; Carla Fernanda Silva (Secretaria de Estado de Saúde SES-DF) ; Daniel Pereira da Silva (Universidade de Brasília-Faculdade de Ceilândia) ; Valdirene Menezes dos Santos (Universidade de Brasília-Faculdade de Ceilândia) |
Resumo: Introdução: A população idosa no Brasil cresce a passos largos e assumir uma atitude transformadora da realidade social implica ampliar e fortalecer a integração entre ensino e extensão, enquanto processo formativo sistêmico. Objetivo: Descrever o processo de integração entre ensino e extensão na formação universitária. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência com característica de observação participante. A experiência surgiu da participação de graduandos de enfermagem, em atividades educativas em saúde, uma vez por mês, com idosos pertencentes à área de um Centro de Saúde de Ceilândia-DF. Resultados: Observa-se que a integração com a comunidade inicia-se com estabelecimento de vínculo e a criação de laços de pertencimento e de corresponsabilidade entre graduandos, profissionais da saúde e a população idosa. A estratégia utilizada é de trabalho em grupo, onde o tema discutido nas atividades é escolhido pelos idosos, sendo todos incentivados a opinar e escutar a si e aos outros. Dentre as atividades desenvolvidas destacamos: convite de idosos para a palestra por meio do telefone e forma impressa distribuído nas salas de atendimento à saúde do adulto; acolhimento individual dos idosos no momento da palestra com registro de contatos; a prática em conjunto com profissionais da saúde nas atividades de educação em saúde; confecção de folders sobre a temática abordada em cada encontro; e atendimentos individuais para retirada de dúvidas de como cuidar da saúde em situações específicas. Conclusão: A participação de graduandos em ações de extensão viabiliza aprendizagens significativas, produzidas a partir da aquisição do conhecimento socialmente elaborado e contextualizado, geradora de novos saberes e novos fazeres por meio da integração entre ensino e extensão.
Referência: Dias KCCO, Lopes MEL, Zaccara AAL, Duarte MCS, Morais GSN, Vasconselos MF. O cuidado em enfermagem direcionado para a pessoa idosa: revisão integrativa. Rev enferm UFPE on line., Recife, 8(5):1337-46, maio., 214.
Descritores: Idoso; Saúde do Idoso; Enfermagem.
Eixo II – Formação e Produção do Conhecimento |