Imprimir Resumo


Anais :: 68° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1221

Pôster


1221

Contribuições do Projeto VERSUS na formação de Enfermeiros para o Sistema Único de Saúde

Autores:
Francisco Diogenes dos Santos () ; Suênia Évelyn Simplício Texeira (Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA) ; Francisco Rosemiro Guimarães Ximenes Neto (Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA)

Resumo:
Introdução: O Projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde do Brasil (VER-SUS) é uma iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com a Rede Unida e União Nacional dos Estudantes (UNE), que objetiva estimular a formação de trabalhadores para o Sistema Único de Saúde (SUS), comprometidos eticamente com os princípios e diretrizes deste e, que se entendam como atores sociais, agentes políticos, capazes de promover transformações. Objetivo: relatar a experiência vivenciada no Sistema de Saúde de Teresina-Piauí, através do VERSUS e suas contribuições na formação do Enfermeiro para atuar no SUS. Metodologia: estudo descritivo, do tipo relato de experiência, a partir da vivência no projeto VERSUS na cidade de Teresina-Piauí em janeiro de 216. Resultados: Foram 15 dias de vivência multiprofissional (estudantes de diferentes cursos) no Sistema de Saúde de Teresina-Piauí, que possibilitou a interação dos estudantes entre si, com gestores, trabalhadores da saúde, usuários e instituições de Ensino Superior. Tal interação propiciou o debate e o conhecimento sobre aspectos de gestão do sistema, as estratégias de atenção, o exercício do controle social e os processos de educação na saúde. O VERSUS desconstruiu o paradigma preconceituoso do SUS e contribuiu para o aprimoramento individual dos estudantes sobre o SUS, destacando a sua importância enquanto política pública. A experiência sensibilizou ainda os estudantes a defenderem e lutarem pela consolidação do SUS, favorecendo a formação de profissionais a atuarem no Sistema. Conclusões: O VERSUS contribui, mesmo que de forma local, para a formação técnica, científica e política dos graduandos da área da saúde, em especial os da Enfermagem, em uma perspectiva interdisciplinar e intersetorial para atuarem no SUS. Contribuições: A vivência possibilita aos graduandos de Enfermagem conhecer o Sistema Único de Saúde, sensibilizando, cientificamente, eticamente e politicamente a atuarem neste. Descritores: Formação em Saúde; Enfermagem; Sistema Único de Saúde.