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1197 | IMPLANTAÇÃO DO SERVIÇO DE REGULAÇÃO AMBULATORIAL DE UM HOSPITAL PÚBLICO: RELATO DE EXPERIÊNCIA | Autores: Olga Maria Brito dos Santos () ; Albertina Clemente de Santana (Universidade Federal da Bahia) ; Adriana Almeida dos Santos Gonçalves (Universidade Federal da Bahia) |
Resumo: Introdução: A operacionalização das ações de regulação traz um ganho expressivo para o Sistema Único de Saúde ao reforçar e qualificar as funções gestoras, otimizando os recursos de custeio da assistência, qualificando o acesso e, consequentemente, proporcionando aos usuários uma melhor oferta das ações governamentais voltadas à saúde. Objetivo: Descrever a experiência da implantação de uma Unidade de Gestão e Regulação Ambulatorial de um hospital universitário contratualizado com a rede estadual de saúde. Método: Estudo descritivo, tipo relato de experiência. Para alcançar os objetivos do setor foi elaborado um projeto que abrange as áreas de diagnóstico organizacional e processo de aquisição. Como atividade inicial do projeto foi elaborado um instrumento de coleta de dados - planilha de diagnóstico - que foi aplicada nos diversos serviços da instituição para coletar dados referente a agendamento, oferta de consultas por profissionais e especialidade. Resultados: Após o diagnostico inicial, foi determinado diretrizes de agendamento para a melhora na oferta de consultas e exames para a clientela através da organização de fluxos e registro das agendas de consultas multiprofissional nos Sistemas, baseado em critérios clínicos, com ênfase nos protocolos de regulação. Conclusão: A criação desse serviço possibilitou a implantação de mecanismos de contra referência dos usuários aos demais pontos de atenção da Rede de Atenção à Saúde. Contribuições para a enfermagem: Esse serviço contribui com a qualidade da assistência por meio da implantação de processos regulatórios ambulatoriais, centrados no usuário. Referência: Brasil. Ministério da Saúde. Diretrizes para a implantação de Complexos Reguladores / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Regulação, Avaliação e Controle de Sistemas, 21.
Descritores: agendamento de consultas, acesso aos serviços de saúde. |