Pôster
1196 | AUDITORIA INTERNA DE ENFERMAGEM COMO FERRAMENTA PARA A QUALIDADE DO CUIDADO NOS SERVIÇOS DE SAÚDE | Autores: Olga Maria Brito dos Santos () ; Valdira Gonzaga Rodrigues (Universidade Federal da Bahia) ; Ester de Almeida Souza (Universidade Federal da Bahia) ; Albertina Clemente de Santana (Universidade Federal da Bahia) ; Lázaro Souza da Silva (Universidade Federal da Bahia) |
Resumo: Introdução: A finalidade da auditoria interna consiste em melhorar o processo e unificar a linguagem do serviço de saúde para avaliar as informações no sentido de que sejam confiáveis, adequadas, totais e seguras. Objetivo: Descrever a contribuição da auditoria interna de enfermagem como ferramenta para a qualidade do cuidado prestado nos serviços de saúde. Metodologia: Trata-se de uma revisão bibliográfica descritiva com o objetivo de descrever a contribuição da auditoria interna como ferramenta para a qualidade do cuidado prestado nos serviços de saúde. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de artigos científicos sobre a temática na base de dados BVS (Biblioteca Virtual em Saúde), entre junho de 212 a outubro de 213, através dos descritores: auditoria, serviços de saúde, qualidade da assistência e enfermagem. Resultados: Os mercados competitivos e globalizado demanda na área de gestão hospitalar conhecimento para tomada de decisão. A auditoria hospitalar destaca-se como instrumento de fiscalização e controle nas necessidades de gerenciamento das informações, sendo relevante por fornecer ao processo decisório à informação real a gestão. Ela favorece a qualidade aos serviços, que podem conduzir as ações administrativas para a excelência da assistência, através de planejamento buscando a qualidade do cuidado intensivo. Conclusão: A meta final de um programa de qualidade, ressaltando-se o papel da auditoria interna, deve ser a satisfação do usuário, através da oferta de um cuidado integral e adequado, com um mínimo de riscos e complicações. As principais contribuições para a Enfermagem verificadas são correções de inconformidades, produzir informações para tomada de decisões, planejamento e melhoria na prestação do cuidado ao cliente. Referências: Franco H, Marra E. Auditoria Contábil. 4 ed. São Paulo: [Atlas]; 21.
Descritores: Auditoria. Serviços de saúde. Qualidade da assistência. Enfermagem. |