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Anais :: 68° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1193

Pôster


1193

Práticas de ensino-aprendizagem na formação profissional da Enfermagem: construção de tecnologias integrais em saúde

Autores:
Ana Paula Cavalcante Ramalho Brilhante () ; Fernando Sérgio Pereira de Sousa (Universidade Estadual do Ceará) ; Maria Salete Bessa Jorge (Universidade Estadual do Ceará)

Resumo:
INTRODUÇÃO: Enfoca-se o processo formativo dos profissionais de Enfermagem a partir das tecnologias, metodologias e ofertas pedagógicas na graduação e pós-graduação, bem como as experiências e críticas reflexivas sobre as pretensões e intencionalidades do perfil profissional. A proposta de uma prática pedagógica inovadora é um ponto de partida para a construção de tecnologias para a saúde, atravessadas por novos modos de pensar e fazer da educação e da saúde1. OBJETIVO: Compreender as metodologias de ensino-aprendizagem na formação do profissional enfermeiro. METODOLOGIA: estudo qualitativo, realizado em Fortaleza-CE, nas universidades: Estadual do Ceará; Federal do Ceará; e a de Fortaleza. Os participantes foram: docentes dos cursos de graduação em Enfermagem; discentes da graduação e pós-graduação em Enfermagem; Enfermeiros da rede SUS que atuam como preceptores. Utilizou-se entrevista semiestruturada, grupo focal narrativo e documentos. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa, sob nº 146152-2. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Evidencia-se a necessidade de rompimento com os referenciais da biomedicina do ensino em saúde, reorientado-o para concepções de tecnologias de cuidado e clínica que melhor articule noções de subjetividade e integralidade. Os achados apontaram que apesar das tentativas, por parte dos docentes, de induzir os estudantes à restrição das práticas centradas em procedimentos, ainda prevalece uma formação tênue e conflitante com os sentidos da integralidade. O processo pedagógico ainda deixa lacunas no que concerne a participação e construção coletiva. CONTRIBUIÇÕES: A reflexão desse estudo busca fomentar a discussão crítico-reflexiva a respeito da necessidade de reformulações didático-institucional dos cursos de formação dos profissionais de saúde. REFERÊNCIAS: PINTO, AM, et al. Inovação Didática - Projeto de Reflexão e Aplicação de Metodologias Ativas de Aprendizagem no Ensino Superior: uma experiência com “peer instruction. Janus, Lorena, ano 6, n. 15, 1jan./jul., 212. Palavras-chave: Metodologias de ensino-aprendizagem. Formação Profissional em Saúde. Integralidade. Ana Paula Cavalcante Ramalho Brilhante1 Fernando Sérgio Pereira de Sousa2 Maria Salete Bessa Jorge3 1 Enfermeira. Doutoranda da Universidade Estadual do Ceará. apcrbrilhante@gmail.com 2 Enfermeiro. Doutorando da Universidade Estadual do Ceará 3 Enfermeira. Pós Doutorado. Professora titular da Universidade Estadual do Ceará