Pôster
1184 | A MONITORIA NA ÁREA DA SAÚDE DO ADULTO COM ÊNFASE EM ENFERMAGEM EM CLÍNICA MÉDICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA | Autores: Nathany Alves Rocha Almeida () ; Larisse Faustino Silva (Universidade Federal de Goiás-JATAÍ) ; Marlene Andrade Martins (Universidade Federal de Goiás-JATAÍ) |
Resumo: Introdução: O Programa de Monitoria é um processo de ensino e aprendizagem, que visa complementar as atividades ocorridas em sala de aula, além de contribuir para a formação acadêmica do aluno de graduação1;2. Objetivo: Descrever as experiências vivenciadas pelas monitoras. Descrição Metodológica: Relato de experiência vivenciado pelas monitoras da disciplina “Área da Saúde do Adulto em Enfermagem Clínica Médica”, ofertada aos discentes do 5º período, do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí, no 1º semestre de 216. A disciplina possibilita aos discentes implementar as etapas do processo de enfermagem com ações de cuidado ao adulto e ao idoso com alterações clínicas, com vistas a sua reabilitação, prevenção, proteção e promoção da saúde. Resultados: Por meio dessa experiência tivemos a oportunidade de contribuir no processo de formação dos estudantes o que nos proporcionou uma constante atualização acerca dos diversos conteúdos gerais e específicos da disciplina. Conclusão: Constatamos que a monitoria esta entre uma das ferramentas mais relevante no ensino universitário, pela oportunidade de ampliação de experiências que contribuem para o desenvolvimento da formação acadêmica dos monitores. Contribuições para a Enfermagem: Oportunidade de se atentar para a formação docente, estimulando um crescimento profissional e contribuindo para a ampliação dos conhecimentos técnico-científico para enfermagem.
Descritores: Instituições Acadêmicas, Conhecimento, Saúde do Adulto.
Referências:
1. SOARES, P. S.; ABAID, J. L. W. Monitoria na Disciplina Psicologia Experimental e do Comportamento: um relato de experiência. [acessado: 1/9/216]. Disponível em: http://jne.unifra.br/artigos/493.pdf
2. NATÁRIO, E. G.; SANTOS, A. A. A. Programa de monitores para o ensino superior. Estudos de Psicologia, Campinas, 21;27(3):355-364. |