Pôster
1178 | CUIDADO À CRIANÇA POR MEIO DA IMAGEM DA ENFERMEIRA EM REVISTAS ILUSTRADAS | Autores: Isis de Medeiros Vidal Lima Rocha () ; Giselle Nunes Freitas (Universidade Estácio de Sá - UNESA) ; Aline Marques de Almeida (Universidade Estácio de Sá - UNESA) ; Andréia Neves de Sant´ Anna Menezes (Universidade Estácio de Sá - UNESA) ; Luciane Pereira de Almeida (Universidade Estácio de Sá - UNESA) ; Sílvia do Carmo Dias Silva (Universidade Estácio de Sá - UNESA) |
Resumo: CUIDADO À CRIANÇA POR MEIO DA IMAGEM DA ENFERMEIRA EM REVISTAS ILUSTRADAS
Giselle Nunes², Aline Marques², Isis de Medeiros², Luciane de Almeida, Silvia do Carmo, Andreia Neves¹
Na primeira metade do século XX, a cidade passou por transformações e por inovações como a criação das revistas ilustradas, voltadas para apresentação da cidade por meio de ilustrações fotográficas¹. Este estudo teve a intenção de conduzir conhecimento aos graduandos no que se refere a pesquisa relacionada a imagem, pois situações do passado expressam influência no presente e futuro. Objetivo: levantar a frequência da imagem pública da criança acompanhada pela enfermeira na imprensa ilustrada. Metodologia: Estudo histórico-social. Com pesquisa documental. Fontes utilizadas, documentos iconográficos oriundos de publicações na revista Fon Fon! e Revista da semana disponíveis por meio eletrônico. Resultados: Foram contabilizadas um total de 23 imagens nas revistas trabalhadas, sendo 16 da revista Fon Fon! e 7 da Revista da Semana. Os critérios utilizados para análise foram: gesto, vestuário e o local de registro da mesma. Identificou-se cuidados relacionados à nutrição, higiene, administração de medicação, acolhimento, aprendizado social e segurança. Conclusão: Foi possível identificar um número elevado de imagens de mulheres acompanhadas de crianças com indícios, por meio das imagens encontradas, que permitem compreender que desde tempos idos a enfermagem tem atuação marcante no que se refere à ministração de cuidados a criança, o que é relevante, considerando que neste período ainda não existia um ensino com foco na área de atendimento a criança. O que leva a reflexão da mensagem por meio da imagem através do tempo, e remete a um sentido pautado em unidades socioculturais, permitindo perceber a associação do estudo com a construção da imagem da enfermeira e sua identidade profissional. Sendo possível também observar que os cuidados identificados, são essenciais para o crescimento e desenvolvimento infantil até os dias atuais.
Descritores: Criança, enfermeira, documentos
EIXO II - Formação e Produção do Conhecimento em Enfermagem.
1 TEIXEIRA, Cláudia Regina R.R.. A Reforma Pedro Ernesto (1933): Perdas e Ganhos para os Médicos do Distrito Federal. 24. Dissertação de mestrado em História das Ciências da Saúde Fundação Oswaldo Cruz . Casa de Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro (116 p.).
2 ORLANDI, Orlando V. Teoria e Pratica do Amor a Criança: Introdução à pediatria Social no Brasil. Rio de Janeiro: Ed. Jorge Zahar, 1985.
3 BURKE, P. Testemunha ocular – história e imagem. São Paulo. Edusc. 24. |