Pôster
1177 | INDICADORES DE SAÚDE DA POPULAÇÃO INFANTIL ATENDIDA PELA ATENÇÃO BÁSICA NO ESTADO DO MARANHÃO | Autores: Roberto Wagner Júnior Freire de Freitas () ; Liberata Campos Coimbra (Universidade Federal do Maranhão. Mestrado Profissional em Saúde da Família/RENASF.) ; Danielle Luce Almeida Oliveira (Universidade Federal do Maranhão. Mestrado Profissional em Saúde da Família/RENASF.) ; Dorlene Maria Cardoso de Aquino (Universidade Federal do Maranhão. Mestrado Profissional em Saúde da Família/RENASF.) ; Jamson Silva de Oliveira Júnior (Universidade Federal do Maranhão. Mestrado Profissional em Saúde da Família/RENASF.) |
Resumo: INTRODUÇÃO: Indicadores de saúde são instrumentos importantes para medir uma realidade, avaliar e planejar ações de saúde nas diversas áreas, entre elas o monitoramento da saúde infantil1. OBJETIVOS: analisar indicadores de saúde infantil em menores de cinco anos residentes no Estado do Maranhão, atendidos pela Atenção Básica. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo observacional, descritivo, de abordagem quantitativa, realizado com base no Sistema de Informação da Atenção Básica, abordando indicadores socioambientais, demográficos, operacionais e epidemiológicos nos anos 1998, 23, 28 e 213. RESULTADO: Observou-se aumento da cobertura populacional da Atenção Básica no Maranhão nos anos estudados. Os indicadores operacionais mostraram aumento das crianças menores de quatro meses em aleitamento materno exclusivo e das crianças menores de um ano com vacinas em dia. Entre os indicadores epidemiológicos houve aumento na proporção de crianças com baixo peso ao nascer e queda acentuada na proporção de crianças menores de um ano desnutridas, além da queda na mortalidade infantil geral e de todos os seus componentes. CONCLUSÃO: A expansão da cobertura populacional da Atenção Básica no Maranhão mostrou um aumento do acesso da população infantil aos serviços de saúde, contribuindo para melhorias nas condições de saúde. CONTRIBUIÇÕES: Conhecimento de indicadores de saúde infantil é essencial para análise, tomada de decisões baseadas em evidências, bem como para o planejamento e programação de ações de saúde no âmbito da saúde da criança.
RERERÊNCIAS: 1STÁBILE, AP. et al. Indicadores de saúde infantil na estratégia saúde da família no Brasil: revisão integrativa da literatura. Revista de Ciências Médicas, Campinas, v. 22, n. 1, p. 31-41, jan./abr. 213.
Descritores: Saúde da Família. Saúde da Criança. Indicadores Básicos de saúde. Epidemiologia.
EIXO I – Linhas de cuidado e Política de Saúde. |