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Anais :: 68° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1156

COMUNICAÇÃO COORDENADA / PRÊMIO


1156

Brinquedo terapêutico no cuidado da criança com diabetes mellitus tipo 1

Autores:
Viviane Peixoto dos Santos Pennafort () ; Maria Veraci Oliveira Queiroz (Universidade Estadual do Ceará) ; Ilvana Lima Verde Gomes (Universidade Estadual do Ceará)

Resumo:
INTRODUÇÃO: O diabetes mellitus tipo 1 (DM1) vem se elevando no decorrer das últimas décadas, especialmente, em menor faixa etária. A compreensão das necessidades de saúde e o investimento em ações educativas com a criança e a família podem favorecer o controle da doença. OBJETIVO: Analisar as ações educativas com a criança e a influência do brinquedo terapêutico no contexto cuidar-educar em saúde. DESCRIÇÃO METODOLÓGICA: Estudo na abordagem qualitativa com pressupostos da etnoenfermagem, realizado em serviço público secundário de referência no tratamento de diabetes, em Fortaleza, CE, de janeiro a novembro de 214, com 26 crianças em idade escolar; guiando-se pelo modelo observação-participação-reflexão1. Desenvolveram-se atividades lúdicas com utilização de brinquedos e kit de ensino. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual do Ceará com parecer nº 181.489. RESULTADOS: As crianças demonstraram interesse nas orientações relacionadas à insulinoterapia, algumas questionaram sobre o rodízio, locais e forma de aplicação da insulina, outras solicitaram as seringas para brincar e aprender a aplicação nos bonecos. O uso do brinquedo proporcionou momentos de recreação e maior interação entre as pesquisadoras e a criança/família no compartilhamento de saberes e aquisição de habilidades de forma prazerosa com participação ativa da criança. CONCLUSÃO: A inserção de estratégias lúdicas no cuidado da criança com DM1 favoreceu uma intervenção diferenciada, consideravelmente mais humanizada e criativa. IMPLICAÇÕES PARA ENFERMAGEM: Compreende-se que o cuidado lúdico do enfermeiro nas atividades educativas junto às crianças com DM1, proporcionará um olhar diferenciado, estimulando a adoção de medidas terapêuticas apropriadas que poderão melhorar a condição clínica e o desenvolvimento infantil. REFERÊNCIA: Leininger MM, McFarland MR. Culture Care Diversity and Universality: a worldwide nursing theory. 2ª ed. Toronto: Jones and Bartlett; 26. DESCRITORES: Criança; Jogos e Brinquedos; Diabetes Mellitus tipo 1. EIXO I – LINHAS DE CUIDADO E POLÍTICA DE SAÚDE.