Pôster
1155 | A CONTRIBUIÇÃO DAS LIGAS ACADÊMICAS NA FORMAÇÃO DO ACADÊMICO DE ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA. | Autores: Matheus Emanoel Militão Melo () ; Ana Paula Miyazawa (Centro Universitario Tiradentes) ; Glória Vieira Santos (Centro Universitario Tiradentes) ; Deyse dos Santos Oliveira (Centro Universitário Tiradentes) ; Angélica dos Santos Pessoa (Centro Universitário Tiradentes) ; Bianca Bezerra Leite (Centro Universitario Tiradentes) |
Resumo: INTRODUÇÃO: As ligas são entidades de grande abrangência, que proporcionam ao acadêmico maior contato com a sociedade promovendo saúde e transformação social, de¬senvolvendo os conhecimentos teórico-práticos com intuito benéfico para a população, am¬pliação do senso crítico e do raciocínio científico. Não se limita apenas em aprofundar o conhecimento, procurando agregar valores à formação acadêmica e pessoal, representando uma contribuição para a sociedade.1 OBJETIVO: Relatar a contribuição das ligas acadêmicas para formação do acadêmico de enfermagem. METODOLOGIA: O presente estudo se baseia em um relato de experiência desenvolvido a partir da participação dos autores em ligas acadêmicas no período de 214 a 215 em instituições de ensino localizadas no município de Maceió/Alagoas. RESULTADO E DISCUSSÃO: As ligas acadêmicas se baseiam em atividades teórico-práticas desenvolvidas ao longo dos cursos de graduação com o objetivo de criar mecanismos de aproveitamento e conhecimentos, adquiridos pelo estudante, através de estudos e práticas independentes presenciais e/ou a distância.2 Neste sentido, a participação do acadêmico em atividades complementares permite uma maior aproximação com a realidade de vida da população e as possibilidades de atuação em cada serviço de saúde, além disso, o encontro de diferentes atores, como profissionais, discentes, gestores e usuários, também favorece a visão multiprofissional necessária para a integralidade da assistência. CONCLUSÃO/CONTRIBUIÇÕES: Para o acadêmico de enfermagem, a participação nas ligas acadêmicas, representa uma visão mais abrangente de seu papel, não só profissional, mas também social, contribuindo significativamente para o fortalecimento do sistema de saúde e da sociedade como um todo.
Descritores: Formação, acadêmico de enfermagem, enfermagem, Ligas Acadêmicas
REFERÊNCIAS:
1- TORRES, A. R. et al. Ligas Acadêmicas e formação médica: contribuições e desafios. Interface. Comunicação, Saúde e Educação, Botucatu-SP, v. 4, 28.
2 – BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem. Acesso dia 23-8-216: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/Enf.pdf. Ministério da Educação. Brasil. |