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1151 | ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: INTERFACE ENTRE TEORIA E PRÁTICA | Autores: Matheus Emanoel Militão Melo () ; Ana Paula Miyazawa (Centro Universitario Tiradentes) ; Anna Karla de Campos Vianna Melo (Centro Universitario Tiradentes) ; Aldenizia Kássia de Melo Carvalho (Centro Universitário Tiradentes) ; Glória Vieira Santos (Centro Universitário Tiradentes) ; Camila Santiago dos Santos (Centro Universitario Tiradentes) |
Resumo: INTRODUÇÃO: Em suas diversas definições, o estágio curricular obrigatório, tem como objetivo envolver a integração do conhecimento com a realidade social e econômica de uma localidade, fomentar a relação ensino-serviço e colocar o futuro profissional em contato com a sociedade, possibilitando ao aluno ser um agente transformador desta realidade1. OBJETIVO: Refletir sobre papel do Estágio Curricular Obrigatório na formação do acadêmico de enfermagem. METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão de literatura, realizada com artigos produzidos entre 26 a 216 e disponibilizados na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). DISCUSSÃO: A formação profissional representa extrema importância para o fortalecimento do SUS e para a superação do modelo assistencial hegemônico e “é no cotidiano dos serviços de saúde que o conhecimento ganha materialidade”, viabilizando a comunicação e articulação entre a população e o poder público2. Assim, o estágio curricular obrigatório pode representar não somente uma fase onde são desenvolvidas atividades procedimentais, mas principalmente um espaço de inter-relação entre os sujeitos, conteúdos, práticas, vivências, tecnologias e habilidades que contribuem com a re-significação do papel dos profissionais, enquanto co-protagonista na construção da saúde3. CONCLUSÃO/CONTRIBUIÇÕES: O Estágio Curricular Obrigatório tem papel de destaque na formação profissional propiciando um espaço para o desenvolvimento de atitudes, comportamentos e habilidades, interação com a equipe multiprofissional, familiares e pacientes, abrindo possibilidades para a análise crítica e reflexiva necessárias para a integralidade do cuidado.
Descritores: Estágio Clínico, Enfermagem, Sistema de Saúde.
REFERÊNCIAS
1. COSTA, L.M. e, GERMANO, R.M. (27). Estágio curricular supervisionado na Graduação em Enfermagem: revisitando a história. Revista Brasileira de Enfermagem, 6(6), 76-71.
2. CARVALHO, Y.M.; CECCIM, R.B. Formação e Educação em Saúde: aprendizados com a Saúde Coletiva. 26.
3. COLLISELLI, L. et al . Estágio curricular supervisionado: diversificando cenários e fortalecendo a interação ensino-serviço. Revista Brasileira Enfermagem, Brasília, v. 62, n. 6, Dec. 29. |