Imprimir Resumo


Anais :: 68° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1150

Pôster


1150

LINHAS DE CUIDADO E A IMPORTÂNCIA DA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR NO ACOMPANHAMENTO DE PACIENTES COM INFECÇÃO CRÔNICA PELO VÍRUS DA HEPATITE C (VHC) ASSOCIADA À CIRROSE HEPÁTICA E OUTRAS COMORBIDADES

Autores:
Zenilson Teixeira Pinheiro () ; Ingrid Magali de Souza Pimentel (Universidade do Estado do Pará) ; Ezequias Paes Lopes (Faculdade Pan-Amazônica (FAPAN)) ; Natália Fernandes Cunha (Faculdade Pan-Amazônica (FAPAN)) ; Maura Simone Lima de Almeida (Faculdade Pan-Amazônica (FAPAN)) ; Tassio Ricardo Martins da Costa (Universidade do Estado do Pará (UEPA))

Resumo:
Introdução: O fígado é um dos maiores órgãos do ser humano, muito sensível e complexo, e realiza várias funções vitais indispensáveis em nosso corpo. As hepatites virais são doenças infecciosas sistêmicas que afetam o fígado, podem ser causadas por vírus, uso de alguns medicamentos, álcool, má alimentação, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas¹-². Objetivo: relatar a experiência da equipe multidisciplinar no ambulatório do Adulto da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMPA).Relato de Experiência: As ações ocorrem espontaneamente na sala de espera do ambulatório da (FSCMPA), no qual as ações levam aos pacientes informações nutricionais que trarão benefícios ou não para sua saúde, principalmente durante o tratamento, sobre o processo de saúde doença. As ações funcionam de maneira explicativa e didática, numa linguagem adequada para o entendimento fácil, com aplicação de dois questionários, antes e após a explicação do tema abordado. Resultados: No início das ações, logo no primeiro questionário, nota-se que apenas 35% dos pacientes presente acertam os questionários, e os 65% não. No decorrer das explicações, ilustrações até o questionário final, nota-se a evolução dos pacientes, sendo que 85% a 9% os pacientes acertam o questionário. Conclusão: A presença de equipes multidisciplinar, já é uma realidade em muitas instituições, assim como na (FSCMPA), onde a atuação da equipe com um todo nas ações realizadas, vem conseguindo alcançar os objetivos traçados, pois a equipe consegue se interagir e realizar o trabalho com eficácia e sendo gratificante o retorno positivo do paciente. CONTRIBUIÇÕES / IMPLICAÇÕES: O enfermeiro, por meio de sua certificação, assegura-se que possui um conjunto de conhecimentos, capacidades e habilidades que lhe permitem ponderar as necessidades de saúde do grupo-alvo e atuar em todos os contextos de vida das pessoas, em todos os níveis de prevenção. DESCRITORES: cirrose hepática; equipe multidisciplinar; atendimento descentralizado, comorbidades.