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Anais :: 68° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1145

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1145

UTILIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NO ENSINO TÉCNICO PARA A SEGURANÇA DO PACIENTE

Autores:
Eliane Cristina Sanches Maziero () ; Josemar Batista (Universidade Federal do Paraná) ; Francine T. Alpendre (Universidade Federal do Paraná) ; Ana Paula Gaspari (Universidade Federal do Paraná) ; Elaine Drehmer de Almeida Cruz (Universidade Federal do Paraná)

Resumo:
Introdução: A Aprendizagem Baseada em Problemas consiste em método desenvolvido nas etapas (A) formulação/descrição do problema; (B) resolução do problema pela investigação e (C) discussão do problema, conclusões e debate acerca da investigação feita na segunda fase.(1) Objetivo: Descrever a experiência docente na utilização da Aprendizagem Baseada em Problemas Metodologia: relato de experiência em escola privada do Oeste Paranaense durante o primeiro semestre de 215 com discentes do curso técnico em enfermagem. Resultados: A situação problema consistiu em cirurgia no paciente errado. Na etapa investigativa foram propostos a formulação e execução de protocolos de identificação de pacientes, conferência de itens de segurança antes da cirurgia e melhoria na comunicação entre as equipes assistenciais. Na terceira etapa foi discutida a questão do fator humano, ações para redução de eventos adversos e o compromisso ético na adoção dos processos de segurança na assistência ao paciente cirúrgico. Conclusões/implicações para enfermagem: O uso da Aprendizagem Baseada em Problemas proporcionou a compreensão da realidade por meio da elaboração de estratégias preventivas de eventos adversos no ambiente cirúrgico. A utilização dessa estratégica pedagógica, associada com práticas seguras, vem ao encontro das diretrizes curriculares nacionais e do Programa Nacional de Segurança do Paciente, no que se refere à inclusão da temática no ensino, para implementação de políticas institucionalizadas e formação crítica-reflexiva dos profissionais de enfermagem. Descritores: Enfermagem; Aprendizagem Baseada em Problemas; Segurança do Paciente. Eixo II: Formação e Produção do Conhecimento em Enfermagem. Referências 1. Rocha EF. Metodologias Ativas: um desafio além das quatro paredes da sala de aula. In: ENPED. [internet] 214 [acesso 216 Jun 2]. Disponível em: http://www.abed.org.br/arquivos/Metodologias_Ativas_alem_da_sala_de_aula_Enilton_Rocha.pdf.