Pôster
1142 | AMBIENTE ACOLHEDOR FAVORECENDO A APRENDIZAGEM | Autores: Maria Soneide Nunes de Oliveira () ; Ana Socorro de Moura (ESCS) ; Lindalva Matos Ribeiro Farias (ESCS) |
Resumo: Introdução: As instituições de ensino são organizadas para promover o processo ensino-aprendizagem. O Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Enfermagem da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS) adota metodologias ativas de ensino-aprendizagem, com currículo integrado, fundamentado no construtivismo e na humanização, entendendo que o modo como o indivíduo se vê e a maneira como percebe o seu arredor provocam percepções que atuam direta ou indiretamente no seu processo de formação do conhecimento. Objetivo: Apresentar projeto de criação de ambiente de ensino acolhedor. Método: Relato de experiência da criação de ambientes compostos por: jardins, bancos sustentáveis, exposição de fotos e telas artísticas, relatando a vivência de discentes e docentes nos anos de 215/216. Resultado: No ambiente acadêmico, treinados na aventura verbal, busca-se no mundo da materialidade sensorial a possibilidade de criar, enfrentando o desafio de um novo olhar. Muitas vezes, saturados da linguagem escrita, discentes e docentes buscam, em ambientes sustentáveis e acolhedores, novas informações, sentimentos e valores, possibilitando, assim, a aprendizagem significativa. Conclusão: As ações implementadas, ligadas à percepção ambiental, mostram que a escola não é apenas um espaço de conhecimento acadêmico, ela adentra uma esfera emocional, permeando outros tipos de trocas, confirmando que a mente humana é uma rede neural associativa, que consente armazenar elementos, resgatar memórias, formar sujeitos pensantes, questionadores, criativos e talentosos. Contribuições para a Enfermagem: A associação dos sentidos humanos e os ambientes construídos são percebidos de acordo com os valores e as experiências de cada um e de cada grupo, favorecendo a experiência de interagir de forma direta com o cuidado. Referência: Becker F. O que é construtivismo? Desenvolvimento e Aprendizagem sob o Enfoque da Psicologia II, UFRGS – PEAD 29/1.
Descritores: Saúde na escola, criatividade, ambiente.
EIXO II: Formação e Produção do Conhecimento em Enfermagem. |