Pôster
1141 | PACIENTES EM CUIDADOS PALIATIVOS: DESAFIOS PARA ENFERMAGEM NO MANEJO DA DOR | Autores: Sandra Villar de Albuquerque Araújo () ; Ana Carolina Santana Vieira (Universidade Federal de Alagoas) ; Janine Melo de Oliveira (Universidade federal de Alagoas) |
Resumo: Introdução:Considerado um problema de saúde pública, o câncer é responsável por mais de 12% das mortes no mundo. Todo paciente com doença grave, progressiva e incurável, que ameacem a continuidade da vida, deve receber cuidados paliativos desde o momento do diagnóstico. Um dos maiores desafios é o manejo da dor nesses pacientes. Objetivo: Avaliar os desafios enfrentados pela enfermagem no manejo da dor de pacientes em cuidados paliativos. Descrição Metodológica:Revisão de literatura, com utilização de bibliotecas virtuais e bases de dados. Os artigos foram selecionados através de descritores.Resultados:A dor oncológica é causada tanto pela própria doença, quanto pelos medicamentos e tratamentos realizados, levando a incapacidades e sofrimento. Portanto, saber a origem e o tipo de dor é essencial para escolha das intervenções. O manejo da dor deve ser feito de acordo com o perfil do paciente, utilizando métodos farmacológicos apropriados e se possível, grupos de apoio multidisciplinar. Conclusão: Apesar dos avanços científicos, a dor continua sendo subestimada, causando sofrimento aos pacientes. É imprescindível que os enfermeiros saibam avaliar e controlar a dor de pacientes em cuidados paliativos, pois o preparo do profissional é fundamental para minimizar o sofrimento e garantir qualidade de vida. Contribuições para Enfermagem:Pode-se destacar que a enfermagem e seu saber é de vital importância para a assistência de pacientes em cuidados paliativos, realizando uma assistência individualizada e humanizada, respeitando as limitações e necessidades do paciente.
Referências:
1. Silva MM, et al. Análise do cuidado de enfermagem da participação dos familiares na atenção paliativa oncológica. Texto & contexto enferm., 21(3):658 – 666, 212.
2. Rodrigues MVC, et al. Comunicação da enfermeira com pacientes portadores de câncer fora de possibilidade de cura. Rev Enf. Rio de Janeiro, 18(1):86-91, 21.
Descritores: Enfermagem, Cuidados Paliativos, Dor |