Pôster
1140 | IDOSO DESACOMPANHADO: OBSERVAÇÃO E PROBLEMATIZAÇÃO DE UMA TRISTE REALIDADE | Autores: Vítor Souza da Costa () ; Aline Pinheiro Vidal (Universidade Federal do Amazonas- UFAM) ; Camila Coêlho de Araújo (Universidade Federal do Amazonas- UFAM) ; Laura Raquel Teixeira de Oliveira (Universidade Federal do Amazonas- UFAM) ; Hadelândia Milon de Oliveira (Universidade Federal do Amazonas- UFAM) |
Resumo: INTRODUÇÃO: A pessoa idosa possui uma grande propensão à instabilidade postural e à alteração da marcha, sendo estes os fatores responsáveis pelo aumento do risco de quedas, além de outras dificuldades sensitivas e de cognição que podem vir a apresentar¹. OBJETIVO: Relatar experiência vivenciada pelos acadêmicos na disciplina de Educação em Saúde do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Amazonas. METODOLOGIA: Relato de experiência, produto de um trabalho acadêmico feito em uma policlínica localizada na cidade de Manaus, utilizando a Metodologia Problematizadora, com aplicação do Arco de Charles Maguerez², através da observação da realidade e conversa informal com idosos de ambos os sexos, na faixa etária de 6 a 86 anos, e seus acompanhantes. RESULTADOS: Os idosos mostraram-se receptivos, e evidenciou-se que querem alguém ao seu lado, sem que isso interfira na sua autonomia. Aos acadêmicos houve oportunidade de conhecimento sobre os cuidados com a população idosa, e a importância da educação em saúde como ferramenta de promoção e prevenção de agravos. CONCLUSÃO: A ação educativa proporcionou momento de reflexão, compartilhamento de experiências e aprendizado sobre a importância de manter o idoso seguro e bem assistido. CONTRIBUIÇÕES/IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM: O profissional da enfermagem deve estar preparado para dispor de todas as oportunidades, sejam elas formais ou informais a fim de repartir conhecimentos e habilidades relacionadas aos cuidados com idosos. REFERÊNCIAS: 1. Brasil. Ministério da Saúde, Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa, Cadernos de Atenção Básica - n° 19, Saúde da Família. Disponível em: bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/abcad19.pdf. 2. Colombo AA, Berbel NAN. A Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez e sua relação com os saberes de professores. Semina: Ciências Sociais e Humanas, 28(2), p. 121-146, jul./dez. 27. Disponível em http://www.sgc.goias.gov.br/upload/links/arq_39_ametodologiadaproble matizacaocomoarcodemaguerez.pdf
Descritores: Educação em saúde; Enfermagem; Idoso. |