Imprimir Resumo


Anais :: 68° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1130

Pôster


1130

FÓRUM DE ESCOLAS DA ABEn/RN: EVOLUÇÃO HISTÓRICA

Autores:
Francisca Idanésia da Silva () ; Francisca Nazaré Liberalino (UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE) ; Edilene Rodrigues da Silva (UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE) ; Cleide Oliveira Gomes (UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE) ; Anna Katyanne Arruda Silva E Souza (UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE)

Resumo:
Estudo exploratório descritivo, objetivando relatar a evolução histórica do Fórum de Escolas da Associação Brasileira de Enfermagem do Rio Grande do Norte (ABEn-Rn), entre 1992 e 216, desvelando avanços, desafios e retrocessos, tomando como base documentos institucionais. Inicialmente criado com a finalidade de planejar, acompanhar e avaliar a formação e propor diretrizes para a educação em Enfermagem participando do processo de desenvolvimento e avaliação do ensino constitui-se como órgão articulador dos níveis médio, graduação e pós-graduação em Enfermagem. Atualmente é composto por representantes de instituições de ensino de nível médio e superior em Enfermagem, estabelecendo critérios e diretrizes para nortear esse trabalho, o que lhe confere credibilidade, como intermediador, promovendo a efetivação de parcerias interinstitucionais na articulação ensino-serviço. Desse modo, vem se consolidando, em busca da melhoria do ensino, da equidade, universalidade e integralidade da assistência a saúde da população. Coordenado pela Comissão de Educação da ABEn/RN, planeja e organiza práticas e estágios nos serviços de saúde, fomentando espaços de discussão de temas relevantes como estágios e práticas, ensino por competência, educação e regulação do trabalho; investe na sua atuação política contribuindo com as demandas locais e nacionais. Dessa forma, este Fórum, ora configurado como Conselho Consultivo, articula e indica propostas em relação ao ensino de Enfermagem, o que lhe assegura legitimidade e representatividade. O estudo revela ainda que vale investir esforços no sentido de encaminhar lutas conjuntas inerentes à educação, visando elevar a qualidade da formação profissional e colaborar com a missão historicamente assumida pela ABEn nas questões inerentes à saúde e fortalecimento da Enfermagem brasileira. DESCRITORES: Educação em Enfermagem. Atenção à Saúde. Qualificação Profissional. EIXO III: Organização Política da Enfermagem REFERÊNCIA Associação Brasileira de Enfermagem – Seção/RN, Comissão Permanente de Educação em Enfermagem. Relatório. Fórum Estadual de Escola de Enfermagem; 1992 jun 25-26; Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal; 1992. 14p.