Pôster
1129 | PRÁTICA PEDAGÓGICA PARA PRECEPTOR | Autores: Ana Socorro de Moura () ; Lindalva Matos Ribeiro Farias ; Maria Soneide Nunes de Oliveira |
Resumo: Introdução: O Curso de Graduação em Enfermagem da Escola Superior em Ciências da Saúde (ESCS) preconiza, em seu Projeto Político de Curso (PPC), parceria com servidores da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES/DF) para, conjuntamente com o docente da Unidade Educacional, acompanhar, orientar e supervisionar as atividades práticas de seus estudantes. Os servidores são selecionados por meio de processo seletivo específico para o exercício das atividades de preceptoria, que ocorrem no seu local de trabalho, dentro da sua escala de serviço e da sua carga horária contratual semanal. Objetivo: Compartilhar a experiência do curso de capacitação em Prática Pedagógica para a atuação em preceptoria de graduação na ESCS. Método: Relato de experiência do curso de extensão sobre prática pedagógica, realizado para 2 preceptores dos cenários de prática da ESCS, no ano de 215. As atividades envolveram a Metodologia da Problematização com o uso do Arco de Maguerez e a avaliação formativa dos estudantes de graduação. Resultado: O curso teve a finalidade de apresentar a metodologia utilizada, os objetivos educacionais e a estrutura das atividades práticas do curso de enfermagem e a apropriação de novos saberes pelo corpo de preceptores. Conclusão: O curso estimulou os participantes a utilizarem a Metodologia da Problematização e o Arco de Maguerez, tanto no exercício das atividades de preceptoria quanto no cotidiano de suas atividades de enfermagem. Contribuições para a Enfermagem: A presença de uma prática mais comprometida com o desenvolvimento profissional, centrada na reflexão do cotidiano, estimula a busca de novos e diferentes saberes, contribuindo para desenvolvimento de sujeitos em estado de permanente aprendizado. |