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1126 | Ferramentas da mídia social Facebook que potencializam a prática educativa em saúde com adolescentes escolares | Autores: Joyce Mazza Nunes Aragão () ; Fabiane do Amaral Gubert (Universidade Federal do Ceará - UFC) ; Raimundo Augusto Martins Torres (Universidade Estadual do Ceará - UECE) ; Neiva Francenely Cunha Vieira (Universidade Federal do Ceará - UFC) |
Resumo: INTRODUÇÃO: O uso da mídia social Facebook como estratégia de educação em saúde com adolescentes constitui-se como uma abordagem eficiente, pois, os jovens já dominam essa tecnologia. Assim, foi desenvolvida uma intervenção educativa, através do Facebook, utilizando suas ferramentas para discutir com adolescentes escolares sobre saúde sexual e reprodutiva, com o objetivo de (re)significar seus saberes e práticas, de forma compartilhada e, averiguar as ferramentas dessa mídia social que melhor proporcionam participação e interação. MÉTODOS: Estudo de intervenção, desenvolvido de maio a agosto de 215, com 135 adolescentes de uma escola pública e outra particular de Fortaleza-CE, utilizando-se as ferramentas do Facebook: bate-papo, fórum, postagem de vídeos e arquivos (cartilhas, folders, panfletos), enquetes e eventos, para que os adolescentes compartilhassem saberes e práticas. RESULTADOS: Os fóruns de discussão foram ferramentas centrais na interação com os participantes, pois a possibilitaram o diálogo, o compartilhamento de ideias, opiniões e experiências. Os vídeos educativos e arquivos favoreceram a aprendizagem, pois despertaram a atenção dos adolescentes e forneceram informações sobre a temática. O bate-papo mostrou-se bastante útil e foi muito utilizado durante a intervenção educativa para divulgar as postagens e esclarecimento de dúvidas. As enquetes e eventos foram considerados limitados no processo de aprendizagem, dada a pequena participação. CONCLUSÕES: O uso do Facebook como estratégia de educação em saúde, possibilitou a construção compartilhada do conhecimento entre enfermeira e adolescentes, através da interação, diálogo e troca de experiências, embasadas por documentos, vídeos e outras direções de interesse coletivo. IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM: Os aplicativos dessa mídia social auxiliaram e potencializam o trabalho educativo, funcionando como recursos didáticos que facilitaram o processo de ensino-aprendizagem em saúde sexual e reprodutiva, podendo ser utilizado pelo enfermeiro.
Descritores: Educação em saúde; Mídia social; Adolescente. |