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Anais :: 68° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1124

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1124

A COMUNICAÇÃO INTERDISCIPLINAR COMO FACILITADORA DO PROCESSO DE TRABALHO NO PROGRAMA HIPERDIA

Autores:
André Luiz de Souza Braga () ; Ana Luisa de Souza Carvalho (Universidade Federal Fluminense) ; Deise Ferreira de Souza (Universidade Federal Fluminense) ; Maritza Consuelo Ortiz Sanchez (Universidade Federal Fluminense) ; Marilda Andrade (Universidade Federal Fluminense) ; Fabiano de Freitas Lima (Universidade Federal Fluminense)

Resumo:
Introdução: A comunicação é uma competência gerencial do Enfermeiro, enquanto o processo de comunicação humana abrange uma gama de aspectos que se fazem presente a todo o momento nos processos inter-relacionais. Neste contexto, porém, a comunicação não deve acontecer de forma aleatória, mas de forma interdisciplinar, que visa um trabalho coordenado e com objetivo comum. Como auxilio para o processo decisório, o Ministério da Saúde1 implantou os Sistemas de Informação em Saúde. Consonante a isto, agregado com a relevante incidência das patologias cardiovasculares e endócrinas, introduziu o Programa HiperDia. Objetivo: conhecer as possíveis falhas do processo de comunicação ocasionadoras de rupturas no programa HiperDia, que oportunizam falhas no cotidiano de trabalho e identificar as ações que dificultam o processo de comunicação do programa. Metodologia: O estudo do tipo estudo de caso em uma Policlínica Regional do município de Niterói/RJ. Os participantes foram os profissionais preconizados pelo Programa HiperDia. Utilizou-se a entrevista semi-estruturada e a análise de conteúdo proposta por Bradin2. Resultado: Emergiram três categorias: O programa HiperDia e suas particularidades no processo de comunicação; Método de comunicação da equipe do HiperDia e suas consequências para o Programa; A interdisciplinaridade no Programa HiperDia. Percebeu-se a predominância da oralidade na comunicação da equipe e a consequência falta de adesão e utilização dos instrumentos impressos, existentes ou não. Conclusão: A comunicação enquanto competência gerencial é notoriamente precária, o que difere parcialmente da realidade da policlínica, no Programa HiperDia. Lá, predomina a oralização como método de comunicação. Contribuição: Colaboração à Unidade estudada e na formação de profissionais conscientes e competentes. Referência: 1. BRASIL. Ministério da Saúde. A construção da política nacional de informação e informática em saúde. Brasília: Editora MS, 25. 2. BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo, Edições 7, Lisboa, 23. Descritores: Comunicação interdisciplinar; Equipes de Saúde; Enfermagem de rede básica; Sistemas de informação em saúde.