Pôster
1122 | DOENÇAS NEGLIGENCIADAS: O ENFERMEIRO FRENTE ÀS LEISHMANIOSES | Autores: Ana Carolina Santana Vieira () ; Janine Melo de Oliveira (Universidade Federal de Alagoas) ; Sandra Villar de Albuquerque Araújo (Hospital Geral do Estado de Alagoas) |
Resumo: Introdução: As doenças negligenciadas afetam mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo e estão diretamente relacionadas a pobreza, não despertando o interesse em pesquisas e políticas públicas. Dentre as doenças negligenciadas, destacam-se as leshmanioses, causadas por espécies do protozoário do gênero Leishmania. O Brasil é um dos países com mais casos de leishmanioses no mundo, sendo responsável por 9% dos casos da América Latina. A identificação de pacientes susceptíveis e o diagnóstico precoce são recomendações para o controle e tratamento adequados da leishmaniose. Objetivo: Avaliar a atuação do enfermeiro frente às leshmanioses. Descrição Metodológica: Revisão de literatura, com utilização de bibliotecas virtuais e bases de dados. Os artigos foram selecionados através de descritores. Resultados: Além de notificar os casos de leishmaniose, o enfermeiro deve ser capacitado para avaliar áreas de risco e pacientes susceptíveis, visto que a educação em saúde e o acompanhamento do tratamento são essenciais para melhoria da qualidade de vida dos pacientes. A visita domiciliar e o processo de comunicação são importantes para orientação de medidas de controle. A realização da SAE é essencial para um atendimento direcionado, melhorando assim o cuidado de enfermagem. Conclusões: A capacitação dos enfermeiros para a promoção da saúde e aplicação do processo de enfermagem aos pacientes suspeitos/confirmados com leishmanioses são essenciais tanto para a prevenção quanto para o tratamento precoce, reduzindo assim dados da doença e sua propagação. Contribuições para Enfermagem: O estudo contribuiu para orientar enfermeiros como identificar e encaminhar os casos suspeitos de leishmaniose. Esta ação pode reduzir as complicações e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.
Referências:
1.World Health Organization. Diponível em: . Acesso em: 6 set. 216.
2. Lindoso JAL, Lindoso AABP. Neglected tropical diseases in Brazil. Rev. Inst. Med. trop. S. Paulo, 51(5): 247-253, 29.
Descritores: Enfermagem, Doenças negligenciadas, leishmaniose |