Imprimir Resumo


Anais :: 68° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1118

Pôster


1118

ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE SEGURANÇA DO PACIENTE: RELATO DE EXPERIÊNCIA COM CUIDADORES

Autores:
Maria Goretti de Oliveira Souza () ; Maria Fabiana de Sena Neri (Hospital Universitario Walter Cantidio) ; Renata Rocha da Costa (Hospital Universitario Walter Cantidio) ; Cynthia Lima Sampaio (Hospital Universitario Walter Cantidio) ; Joselany Áfio Caetano (Hospital Universitario Walter Cantidio)

Resumo:
INTRODUÇÃO: Geralmente, se faz presente na internação hospitalar um dos membros de uma família, que além do apoio afetivo, participa de alguns cuidados, inclusive torna-se um elo de comunicação com a equipe de enfermagem e o paciente, porém é importante que o cuidador tenha informações relevantes sobre as possibilidades de participar do planejamento, da tomada de decisão e da avaliação do cuidado. OBJETIVO: O objetivo deste estudo foi relatar a experiência com grupo de cuidadores através de oficinas vivenciais sobre segurança do paciente. MÉTODO: Desde abril 216, semanalmente acontecem às oficinas com os cuidados no Hospital Universitário, Fortaleza/CE com abordagem dos seguintes assuntos: ser acompanhante, lixo hospitalar, higienização das mãos, risco de infecção, precauções padrão, participação do cuidador nas práticas de cuidado e cuidado com a pele, papel da equipe de saúde, benefícios e direitos dos pacientes e acompanhantes. O trabalho tem o embasamento teórico da metodologia participativa de Paulo Freire. RESULTADOS: Alguns encontros oportunizaram os cuidadores pontuarem potencialidades e dificuldades no ato de cuidar do paciente em ambiente hospitalar. Entre as dificuldades: comunicação prejudicada profissional de saúde-cuidador, fragilidade devido tempo de internação prolongado ou falta de troca de cuidador. Em contrapartida, os cuidadores expressaram potencialidades no cuidar do outro: “a aproximação da família e amigos que fez no hospital”, “Deus presente na vida” e “o sofrimento pode ser visto como assistência e troca”. CONCLUSÃO: É necessário estimular a participação para aquisição de conhecimentos sobre a importância a prevenção de riscos ao paciente e a promoção de cuidados seguros, além de proporcionar uma vivência participativa com ênfase no diálogo, o que favorecerá o exercício da cidadania. CONTRIBUIÇÕES PARA A ENFERMAGEM: Conhecer a experiência com grupo de cuidadores contribuiu para a trocas de conhecimentos com a equipe de enfermagem, na perspectiva de ações de educação em saúde que promovam cuidados seguros.