Imprimir Resumo


Anais :: 68° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1113

COMUNICAÇÃO COORDENADA / PRÊMIO


1113

TECNOLOGIA EDUCACIONAL PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES ESTOMIZADOS: um guia de orientação para o autocuidado

Autores:
Sandra de Nazaré Costa Monteiro ()

Resumo:
Introdução: Crianças podem adquirir estomas gastrointestinais ou urinários por diversas causas2. Estima-se que tenha uma pessoa estomizada para cada mil habitantes (1/1) em países com um bom nível de assistência médica. Esses estomizados necessitam de orientação para realizar entre outras coisas, o autocuidado, nesse sentido a tecnologia educacional na enfermagem tem se mostrado como uma forma subsidiar essa ação e fundamentar cientificamente o cuidado. Objetivos: Construir e Validar uma cartilha educativa com enfoque para a promoção do autocuidado e autonomia de crianças e adolescentes estomizados. Método: Pesquisa metodologica desenvolvida em duas etapas, a primeira corresponde a construção da cartilha, intitulada “CRIANÇA BEM CUIDADA É SAÚDE MELHORADA”, e a segunda refere-se ao processo de validação. A cartilha foi elaborada a partir de domínios afetados do DISABKIDS DCGM-37®. Foram feitas validações de conteúdo e aparência da cartilha, por 9 noves juízes. A pesquisa teve aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa da FEPECS sob o parecer 1.257.739 de 5/1/215. O período de realização foi de Novembro de 215 a junho de 216. Resultados e Discussão: A análise estatística, o índice de validade de conteúdo global de tecnologia educativa foi de ,798, ratificando sua validade de aparência o conteúdo junto a juízes especialistas de conteúdo e técnico. Conclusão: A cartilha educacional mostrou-se um material educativo válido e confiável para ser utilizado a fim de promover o autocuidado de crianças e adolescentes estomizados. As implicações para a Enfermagem: Utilizar essa tecnologia educacional para ajudar a criança e adolescentes desenvolverem autonomia e autocuidado por meio da Educação em Saúde, além de promover visibilidade ao profissional da Enfermagem. Palavras Chave: Tecnologia educacional, autocuidado, educação em saúde. Referencias 1.Santos VLCG, Cesaretti IUR. Assistência em Estomaterapia: Cuidando de Pessoas com Estomia. 2ª edição, São Paulo: Atheneu, 215. 2. Monteiro SNC, Kamada I, Silva AL. Qualidade de Vida: Percepção de Crianças e Adolescentes Estomizados e seus Pais e/ou Responsáveis. Rev Estima. 216;14(1):5. 3. Reberte LM, Hoga LAK, Gomes ALZ. Process of construction of an educational booklet for health promotion of pregnant women. Rev. Latino-Am. Enfermagem. 212;2(1):11-8.