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Anais :: 68° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1111

COMUNICAÇÃO COORDENADA


1111

CUIDADO DE ENFERMAGEM À PESSOA EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL: QUESTÕES PARA A FORMAÇÃO ACADÊMICA

Autores:
Reyna Thaís Montanet Pimenta () ; Maria Regina Araujo Reicherte Pimentel (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO) ; Mariana Santana Schoereter (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO) ; Elizabeth Rose Costa Martins (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO) ; Maria Lelita Xavier (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO) ; Thelma Spíndola (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO)

Resumo:
INTRODUÇÃO: Este estudo aborda o entendimento do acadêmico de enfermagem sobre o cuidado a ser desenvolvido à pessoa em situação de vulnerabilidade social a partir do processo formativo. OBJETIVO: Descrever a visão do cuidado de enfermagem à pessoa socialmente vulnerável. DESCRIÇÃO METODOLÓGICA: Estudo exploratório-descritivo com abordagem qualitativa, cujos 23 participantes eram acadêmicos de enfermagem de universidade pública no Rio de Janeiro. A coleta de dados foi por entrevista semiestruturada em 215, após aprovação no Comitê de Ética sob Certificado de Apresentação para Apreciação Ética (CAAE) de número 488541565282, através da análise de conteúdo. RESULTADOS: Foram identificadas 231 UR, distribuídas em três categorias: “competências no desenvolvimento do cuidado”, “perspectivas e eixos norteadores do cuidado” e “limites no desenvolvimento do cuidado”. Na primeira categoria, apresentaram- se habilidades interpessoais e sociais como escuta, acolhimento e estabelecimento de vínculo enquanto pilares deste cuidado, além de estratégias multiprofissionais e intersetoriais. A segunda expressa dialogicidade, integralidade e longitudinalidade como perspectivas cuidadoras. A terceira revela um despreparo para este cuidado, implícita ou explicitamente, no desconhecimento da Rede de Atenção Psicossocial; estigma a usuários de drogas e dificuldade em cuidar quando não se vê perspectiva de solução frente a precariedade do contexto econômico. CONCLUSÃO: Para os acadêmicos, o cuidado de enfermagem à pessoa em situação de vulnerabilidade social exprime um olhar integral baseado em habilidades interpessoais e sociais e na articulação multiprofissional e intersetorial. Mostram-se limitações nesta visão de cuidado principalmente em situações nas quais a vulnerabilidade social se intensifica. CONTRIBUIÇÕES PARA A ENFERMAGEM: Fornecer uma análise crítica sobre a formação de enfermeiras/os acerca de uma temática relevante para uma práxis transformadora no cuidar, considerando o contexto sociopolítico. REFERÊNCIA: Lessa ABSL, Araújo CNV de. A enfermagem brasileira: reflexão sobre sua atuação política. Rev Min Enferm, 213;17(2), 474-8.