Imprimir Resumo


Anais :: 68° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1101

Pôster


1101

ENSINO-APRENDIZAGEM CENTRADO NA TEORIA DE PAULO FREIRE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores:
Elyade Nelly Pires Rocha Camacho () ; Kessia Regina Ferreira Batista (UFPA) ; Danielle Rêgo Gonçalves (UFPA) ; Fabio Feitosa Camacho (UNAMA) ; Elisa da Silva Feitosa (UNAMA) ; Wanderson Luis Teixeira (FAPAN)

Resumo:
INTRODUÇÃO: Com o decorrer do curso de pós-graduação stricto sensu, a formação do docente é cada vez mais enfatizada, afim de despertar o perfil humanista, crítico e reflexivo1,2. OBJETIVO: Relatar a experiência de ensino-aprendizagem centrado na teoria de Paulo Freire com vista a proposta do estágio em docência no PPGENF-UFPA. DESCRIÇÃO METODOLÓGICA: Estudo com abordagem qualitativa, tipo roda de conversa, realizado por discente de mestrado e docente responsável, em sala de aula afim de enfatizar o ensino aprendizado. RELATO DE EXPERIÊNCIA: Após a roda de conversa, ficou evidenciado que o estágio em docência no curso de mestrado, tem a perspectiva de preparar os discentes para assumir o processo de ensino-aprendizagem (teórico-prático) que se estabelece possibilitando aos estudantes envolvidos (graduandos e mestrandos) compreender o processo de educação em saúde, o processo de trabalho em saúde e o processo de trabalho da enfermagem em seu percurso histórico inicial até a conjuntura atual. CONCLUSÕES: Refletir sobre o processo de educação para a consciência proposto por Paulo Freire2, como a participação e integração dos vários atores envolvidos. IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM: O exercício da formação e pratica docente, durante a pós-graduação stricto sensu pode promover melhora na qualidade do ensino em enfermagem. DESCRITORES: Enfermagem; Educação Superior, Aprendizagem. REFERENCIAS 1. ANJOS, K.F.; SOUZA, F.S.; BOERY, R.N.S.O.; RIBEIRO, R.M.C. Experiência em estágio de docência para o aperfeiçoamento da formação profissional. C&D-Revista Eletrônica da Fainor, Vitória da Conquista, 213.6(2):74-86. 2. VASCONCELOS, MLMC. Conceitos de educação em Paulo Freire. Editora: vozes. 5º ed. 211.