Pôster
1086 | O COTIDIANO ACADÊMICO E OS FATORES DESENCADEANTES DE ESTRESSE EM ESTUDANTES DE ENFERMAGEM DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO | Autores: Alba Lucia Castelo Branco () ; Cláudia Silvia Rocha Oliveira (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) ; Deise Breder dos Santos Batista (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) ; Maria Regina Araujo Reicherte Pimentel (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) |
Resumo: Trata-se de um projeto de pesquisa que tem como problema: Quais são os fatores desencadeantes de estresse entre os estudantes de enfermagem de uma universidade pública? Pressupõe-se que a carga horária, a quantidade de tarefas, o meio de transporte, a distância entre o local de moradia e a universidade, as pressões e cobranças de estudo por parte da família, e o acúmulo com outras atividades/responsabilidades pessoais, são fatores que podem desencadear o estresse nos estudantes. Objetivo: identificar os fatores desencadeantes do estresse em estudantes de enfermagem de uma Universidade Pública. Metodologia: pesquisa descritiva com abordagem quantitativa, que tem como campo a Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Os participantes serão os graduandos de enfermagem regularmente matriculados no 1º semestre letivo de 216, com idade ? a 18 anos e cursando do 1º ao 7º período acadêmico. Critérios de exclusão: < de 18 anos e os que estão cursando o 8º e 9º períodos, pois o fato de estarem no internato dificulta o acesso a esses estudantes. O Projeto foi aprovado pela COEP/UERJ sob o parecer nº 1.65.543. O ICD é um questionário adaptado, baseado no Instrumento para Avaliação de Estresse em Estudantes de Enfermagem, com 35 perguntas relacionadas ao problema de pesquisa. A coleta de dados será realizada em setembro, quando o 1º semestre letivo de 216 se inicia na UERJ. Concluída a coleta, os dados serão organizados em arquivo Excel para posterior análise utilizando a estatística descritiva básica para cálculos de média aritmética, percentuais e frequências absolutas. Costa ALS, Polak C. Construção e validação de instrumento para Avaliação de Estresse em Estudantes de Enfermagem (AEEE). Rev. Esc. Enferm. 29;43:p. 117. |