Pôster
1085 | METODOLOGIA ATIVA: ENSINO E ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM ESTRATÉGIAS INOVADORAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM | Autores: Hilda Helena Moraes Tillmann () ; Ana Paula Amorim da Silva (CESUPA) ; Camila Melo dos Santos (CESUPA) ; Emilly Camilly Moreira dos Santos (CESUPA) ; Layne Vivian de Oliveira Silva (CESUPA) ; Rosana do Nascimento Rodrigues (CESUPA) |
Resumo: INTRODUÇÃO: A monitoria é uma modalidade de ensino e aprendizagem que contribui para a formação integrada do aluno nas atividades de ensino, pesquisa e extensão dos cursos de graduação. Ela é entendida como instrumento para a melhoria do ensino de graduação, através do estabelecimento de novas práticas e experiências pedagógicas que visem fortalecer a articulação entre teoria e prática e a integração curricular em seus diferentes aspectos, e tem a finalidade de promover a cooperação mútua entre discente e docente e a vivência com o professor e como as suas atividades técnicas-didáticas.METODOLOGIA: O trabalho de monitoria foi desenvolvido em turmas nos turnos integrais compreendendo as disciplinas de ciências filosófica. As atividades extraclasses foram desenvolvidas com, apoio aos estudantes na organização de seminários, orientação na elaboração de slides, indicação de leituras, bem como a organização do material de estudo. RESULTADOS: A importância da monitoria nas disciplinas do ensino superior extrapola o caráter de obtenção de um título. Sua importância vai mais além, seja no aspecto pessoal de ganho intelectual do Monitor, seja na contribuição dada aos alunos monitorados e, principalmente, na relação de troca de conhecimentos, durante o programa, entre professor orientador e aluno monitor. CONCLUSÃO: Conclui-se que a monitoria é de suma importância para a formação acadêmica, pois os conhecimentos adquiridos junto ao professor orientador e os alunos despertam e reforça a vocação de ser professor, além de incentivar à criação e recriação novas metodologias e práticas pedagógicas. CONTRIBUIÇÕES E IMPLICAÇÕES PARA ENFERMAGEM: A monitoria é um espaço de reflexão e ação do fazer docente. A experiência foi positiva, adquirimos novos conhecimentos, compromisso, pois a monitoria é uma atividade formativa.
Referencias:
UNIDERP. Regulamentação do programa de monitoria de ensino da Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal. Disponível em: . Aceso: 15/8/216.
SCHNEIDER, M.S.P.S. Monitoria: instrumento para trabalhar com a diversidade de conhecimento em sala de aula. Revista Eletrônica Espaço Acadêmico, v. Mensal, p.65, 26.
FRIEDLANDER, M. R.; Alunos-monitores: uma experiência em Fundamentos de Enfermagem. Revista Esc. Enf. USP, 18(2): p.113- 12, 1984.
Descritores: Ensino; Docentes; enfermagem.
EIXO II – Formação e Produção do Conhecimento em Enfermagem.
1- Acadêmica de Enfermagem do centro universitário do estado do Pará, Belém, Brasil. Apresentador. enfermeira_213@outlook.com
2- Acadêmica de Enfermagem do centro universitário do estado do Pará, Belém, Brasil.
3- Acadêmica de Enfermagem do centro universitário do estado do Pará, Belém, Brasil.
4- Acadêmica de Enfermagem do centro universitário do estado do Pará, Belém, Brasil.
5- Acadêmica de Enfermagem do centro universitário do estado do Pará, Belém, Brasil.
6- Acadêmica de Enfermagem do centro univ |