Pôster
1080 | A IMPORTÂNCIA DA HIGIENE ORAL EM PACIENTES COM VENTILAÇÃO MECÂNICA | Autores: Micheli Teixeira de Oliveira () ; Gabriela Ferreira Pimenta (Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)) ; Luanna Pereira de Oliveira (Universidade Federal do Estado do RJ (UNIRIO)) ; Nathália Christine Scott Marins (Universidade Federal do Estado do RJ (UNIRIO)) ; Thais Maria de Jesus (Universidade Federal do Estado do RJ (UNIRIO)) ; Isabela Martins de Morais (Universidade Federal do Estado do RJ (UNIRIO)) |
Resumo: Introdução: a higiene oral é uma das condições básicas para a manutenção da saúde e conforto dos pacientes, pois consiste na conservação e na limpeza da cavidade bucal com objetivo da prevenção de cáries dentárias, infecções bucais, digestivas e respiratórias.¹Objetivo: identificar a necessidade de aprimoramento dos profissionais de enfermagem na importância da higiene oral diária na terapia intensiva. Metodologia: trata-se de uma abordagem bibliográfica, descritiva e qualitativa. Resultados: realizada uma pesquisa na biblioteca virtual em saúde nas bases Medline, Lilacs e Bdenf, utilizando os descritores: Equipe de enfermagem, Unidade de terapia intensiva e Cuidados de enfermagem. Após a busca, teve como resultado o quantitativo de 1 artigos, onde foi realizada a leitura na íntegra e divididos em 3 categorias: Cuidados de higiene oral, Complicações decorrentes da falta da higiene oral e Educação em enfermagem. Conclusão: o desenvolvimento e o ideal do trabalho foram voltados para a melhoria na assistência de enfermagem ao paciente. O foco está nos pacientes impossibilitados de exercer esse auto-cuidado garantindo um conforto e evitando complicações com intenção de minimizar seu tempo no ambiente hospitalar. Contribuições/implicações para a enfermagem: o papel inerente do enfermeiro como educador junto a equipe contribui com que o risco de infecção no ambiente hospitalar diminua. A assistência qualificada da prática diária da higiene oral se combate uma das mais comuns infecções, a pneumonia nosocomial. 1- Araújo RJG, Oliveira LCG, Hanna LMO, Correa AM, Carvalho LHV, Alvares NCF. Análise de percepções e ações de cuidados bucais realizados por equipes de enfermagem em unidades de tratamento intensivo. Revista Brasileira Terapia Intensiva, 21 a .
Descritores: Equipe de enfermagem; Unidade de terapia intensiva; Cuidados de Enfermagem. Eixo 1: Linha de Cuidado e Política de Saúde.
1- Micheli Teixeira de Oliveira- Enfermeira formada pela Universidade Estácio de Sá. Residente e Pós- Graduanda pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). micheli.oliveiraa@live.com
2-Gabriela Ferreira Pimenta -Enfermeira formada pela Universidade Estácio de Sá. Residente e Pós- Graduanda pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
3- Luanna Pereira de Oliveira- Enfermeira formada pela Universidade Estácio de Sá. Residente e Pós- Graduanda pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).
4- Nathália Christine Scott Marins- Enfermeira formada pela Universidade Estácio de Sá. Residente e Pós- Graduanda pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).
5-Thais Maria de Jesus- Enfermeira formada pela Universidade Estácio de Sá. Residente e Pós- Graduanda pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).
6-Isabela Martins de Morais - Enfermeira formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Residente e Pós- Graduanda pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). |