Imprimir Resumo


Anais :: 68° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1066

Pôster


1066

EDUCAÇÃO EM SAÚDE E IMUNIZAÇÃO: ESTAÇÕES DO CONHECIMENTO COMO RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores:
Ludmila Bastos Mochizuki () ; Cristiane da Silva Mendonça Longo (Secretaria Estadual de Saúde de Goiás) ; Clécia Di Lourdes Vecci Menezes (Secretaria Estadual de Saúde de Goiás) ; Tânia Cristina Barboza (Secretaria Estadual de Saúde de Goiás) ; Joice Kellen Nogueira Santos Dorneles (Secretaria Estadual de Saúde de Goiás)

Resumo:
Introdução: Um extenso quantitativo de imunobiológicos é ofertado à população na rotina de vacinação que impactam na redução da morbimortalidade por doenças imunopreveníveis1. Entretanto fragilidades na estrutura e processo de vacinação podem resultar em eventos adversos pós-vacinação. Desta forma, aprimoramentos são necessários com intuito de atualizar os profissionais de saúde sobre boas práticas em vacinação. Objetivo: relatar a experiência do projeto de aprimoramento em imunização. Métodos: O projeto de aprimoramento teve como objetivo aprimorar enfermeiros e técnicos de enfermagem que executam ações de vacinação na Região Pireneus, Goiás com enfoque problematizador. O projeto consistiu em três etapas: aulas expositivas dialogadas sobre “Imunologia e relação com a vacinação; Vigilância de eventos adversos pós-vacinação; Vacinação segura; Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais; Indicadores de Imunização; Rede de frio; Legislação de vacinação.” (1ª etapa). Estações do conhecimento subdividido em 3 grupos que foram abordados aspectos técnicos e situações práticas dos esquemas vacinais (2ª etapa). Plenária de ideias e discussão final e avaliação (3ª etapa). Resultados: Das 56 avaliações, 47% participantes avaliaram o curso como excelente, 42% como muito bom e 8% com bom. Foram relatados por participantes “Aprendi muita coisa que não tinha conhecimento” “Já fiz várias capacitações, mas nem uma tão boa quanto esta.” Conclusão: As Estações do conhecimento permitiram que os profissionais relatassem a sua realidade numa abordagem crítico reflexiva vislumbrando traçar soluções e aplicações no cenário de vacinação. Contribuições para Enfermagem: Esta metodologia de aprimoramento se mostrou inovadora para atualização de vacinação. As atualizações de enfermagem requererem ter um caráter criativo e problematizador que enfatiza os conhecimentos gerados no cotidiano das experiências desenvolvidas no campo da saúde. Referências: 1Victoria CG. 4 anos do Programa Nacional de Imunizações: desafio da equidade. Editorial. Epidemiol.Serv.Saúde 213; 22(2): 7-8. Descritores: Imunização; Vacina; Educação em Enfermagem