Pôster
1051 | Relato de Experiência de utilização de Google Apps for Education em estágio de graduação em enfermagem | Autores: Danielle Cristine Ginsicke () ; Flora, C. F.[1] |
Resumo: OBJETIVO: Este estudo tem como objetivo relatar a experiência utilização dos Apps Google for Education como ferramenta educacional. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência que descreve a vivencia da autora como professora de estágio curricular em terapia intensiva para graduandos de enfermagem e educadora certificada pelo Google Training Center na utilização dos Apps Google for Education como ferramenta educacional no período de agosto de 216. Descrição do Relato: Nesse estudo foram utilizados os Apps educacionais da Google Inc., que são disponibilizados gratuitamente para os educadores de todo o país: Google Formulários, Google Planilha e a extensão Autocrat, além do aplicativo WhatsApp para comunicação direta com os alunos. Foi criado um Quiz com cinco questões relativas à disciplina, de múltipla escolha, criado um link e compartilhado com os alunos pelo Whatsapp, para clicarem, acessarem diretamente o formulário, dos seus smartphones. Após responderem e enviarem, o conteúdo das de cada um automaticamente se somou em uma tabela do Google Planilha. O aluno após o envio das respostas tem acesso aos erros e acertos e o professor recebe as mesmas em uma planilha com a possibilidade de gráficos instantâneos, podendo visualizar os assuntos mais absorvido e os que ele precisará retomar nas aulas. Considerações Finais: A utilização do formulário foi bem aceita e este rapidamente respondido pela grande maioria, pois a ferramenta permite a resposta via smartphone. Os jovens da novas geração têm como hábito ser tão multitarefa quanto seu smartphone e o educador precisa estar atento e utilizar essa tecnologia em prol do aluno. Com ferramentas simples podemos transformar o aprendizado e utilizar a tecnologia como nossa grande aliada. |