COMUNICAÇÃO COORDENADA
1047 | AVALIAÇÃO DA CONDIÇÃO DE NASCIMENTO DE RECÉM-NASCIDOS PRÉ-TERMOS ATRAVÉS DO ESCORE DE APGAR | Autores: Samara Cecília Sabino Pereira da Silva () ; Regina Célia de Oliveira (Enfermeira, Doutora em enfermagem pela USP, Docente da Universidade de Pernambuco (UPE)) ; Kátia Maria Mendes (Enfermeira, mestre em enfermagem pela UPE, gerente de enfermagem da UTIN,CISAM/UPE) ; Ana Carolina Bezerra de Lima (Discente de enfermagem da Universidade de Pernambuco) ; Marília Sampaio de Araújo (Discente de enfermagem da Universidade de Pernambuco) |
Resumo: Introdução: O recém-nascido pré-termo (RNPT) é toda criança nascida antes de 37 semanas de idade gestacional (IG) completa. O escore de Apgar não é parâmetro de reanimação neonatal, mas de avaliação das condições de vitalidade do RN, onde é possível diagnosticar de maneira rápida a asfixia perinatal. Objetivos: Avaliar a condição de nascimento de RNPT através do escore de Apgar. Descrição Metodológica: A pesquisa seguiu um modelo de estudo descritivo com abordagem quantitativa, sendo realizada no período de agosto de 214 a agosto de 215, na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) do Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (CISAM). A amostra foi constituída de 35 RNPT, sendo a coleta de dados realizada a partir do prontuário. Levou-se em consideração os aspectos éticos e legais da resolução nº. 466/212. Resultados: No primeiro minuto de vida 68,57% desses RN não apresentaram asfixia (Apgar 8-1), 17,14% tiveram asfixia leve (Apgar 7), 8,57% asfixia moderada (Apgar 4-6) e 5,71% asfixia grave (-3). No entanto, no quinto minuto de vida observou-se que 91,43% dos RN não exibiram asfixia, 5,71% tiveram asfixia leve e 2,86% asfixia grave. Conclusões: Apesar da prematuridade e da evidencia de asfixia, a maioria dos RN com hipóxia responderam bem as manobras reanimação neonatal. Contribuições: Com esta pesquisa a gestão da unidade obtém dados estatísticos para melhoria das ações assistenciais e protocolos multidisciplinares para o atendimento integral e continuo do recém-nascido.
Referências:
Michalczuk M, Urban B, Chrzanowska-Grenda B, OziwbBo-Kupczyk M, Bakunowicz-Aazarczyk A. An Influence of Birth Weight, Gestational Age, and Apgar Score on Pattern Visual Evoked Potentials in Children with History of Prematurity. Neural Plast. Hindawi Publishing Corporation; 215; 215:1.
Chang H, Sung Y, Wang S, Lung H. Short- and Long-Term Outcomes in Very Low Birth Weight Infants with Admission Hypothermia. PLoS One. 215; 7:1–1.
Descritores: Recém-nascido; Apgar Score |