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1037 | EXECUTIVA NACIONAL DOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA (2015) | Autores: Kainan Carlos Machado Silva () ; Andrea de Sant`ana Oliveira (Universidade Federal do Estado do Rio de janeiro) ; Keythluci Faria Trigueiro (Universidade Federal do Estado do Rio de janeiro) ; Pedro Ruiz Barbosa Nassar (Universidade Veiga de Almeida) ; Fernando Porto (Universidade Veiga de Almeida) ; Osnir Claudiano da Silva Júnior (Universidade Federal do Estado do Rio de janeiro) |
Resumo: Introdução: A Executiva Nacional dos estudantes de Enfermagem – ENEEnf, existente há 4 anos, promove anualmente encontros, que ofertam debates visando a conscientização política do acadêmico de enfermagem, tais encontros é o objeto desse estudo. Objetivo: Relatar a experiência dos acadêmicos de enfermagem no movimento estudantil da ENEEnf, no ano de 215. Metodologia: Relato de experiência que se utiliza do método qualitativo e da abordagem histórica, tal que é caracterizada por trazer dados do passado articulado aos dias atuais (1). No ano de 215 foram realizados três encontros estudantis, sendo eles: CONEEEnf – Conselho Nacional das Entidades Estudantis de Enfermagem, ENEEn – Encontro Nacional dos Estudantes de Enfermagem e CBEEn – Congresso Brasileiro dos Estudantes de Enfermagem. Resultado: A ENEEnf se constitui dos Centros Acadêmicos das Escolas de Enfermagem do Brasil, pois estas apresentam a necessidade de mobilização dos estudantes ao longo de suas histórias. Nesses encontros, por meio dos Grupos de Trabalhos – GTs são promovidas: rodas de conversas, debates, palestras e deliberações de propostas para os grupos de representatividade estudantil. Observa-se que essas ações trazem incentivo à participação dos acadêmicos nos espaços sociais e a construção de novos direcionamentos para a organização estudantil e seus objetivos. Conclusão: Conclui-se que o contato dos acadêmicos com o movimento estudantil em seus encontros nacionais é um mecanismo facilitador de entendimento relacionado às demandas sociais que se integram as políticas acadêmicas. No entanto, é preciso que haja mecanismos mais eficientes para que essas demandas cheguem ao poder público e aos órgãos de representatividade da Enfermagem. Contribuição para a enfermagem: Reforçar e construir a consciência político-social dos estudantes de enfermagem. Referência: 1-Wood G, Lobiondo HJ. Pesquisa em Enfermagem: métodos, avaliação crítica. 4a ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 21; Descritores: História da Enfermagem, Enfermagem e estudantes. Eixo: III- Organização política da Enfermagem. |