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1036 | TÉCNICAS UTILIZADAS EM EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA DEFICIENTES VISUAIS | Autores: Tatiana Marques dos Santos () ; Daniel Mattos Moreira (Escola de Enfermagem Anna Nery - UFRJ) ; Eduarda Ribeiro Faria (Escola de Enfermagem Anna Nery - UFRJ) ; Gabriel Roque Ferreira (Escola de Enfermagem Anna Nery - UFRJ) ; João Paulo Santana Santos (Escola de Enfermagem Anna Nery - UFRJ) ; Lorena Fagundes Ladeia Vitória Regis (Escola de Enfermagem Anna Nery - UFRJ) |
Resumo: A deficiência visual é definida pelo Ministério da Saúde como diminuição da resposta visual, resultante de alterações no órgão ou sistema visual. Cerca de 16,5 milhões de brasileiros foram diagnosticados como deficientes visuais. O contato do acadêmico de enfermagem com essa clientela é essencial para alcançar instrumentos e técnicas viáveis para atender os deficientes visuais. Para aprimorar o conhecimento dessas técnicas foi organizado pelos estudantes o evento em um centro de reabilitação para implantação dessas técnicas. Objetivos: Identificar na literatura as publicações sobre as técnicas utilizadas em educação em saúde com os deficientes visuais e descrever as técnicas encontradas na literatura e as utilizadas no evento promovido para essa população. Metodologia: Pesquisa bibliográfica, descritiva e exploratória, realizada entre abril a junho de 216. Para a busca dos artigos foram utilizados os descritores através dos bancos de dados da Biblioteca Virtual em Saúde, que proporcionaram seis artigos científicos devido a inclusão de critérios, como: publicações em revistas de Enfermagem, textos na íntegra em português, inglês ou espanhol e anos de publicação de 212 a 216. Resultados: Entre as áreas procuradas preponderaram Educação em Saúde, Enfermagem em Saúde Pública, Tecnologia Assistiva, Cuidados da Criança e Reabilitação. O primeiro levantamento evidenciou baixas publicações a respeito da temática e a baixa preocupação na assistência dessa clientela. Nas estações apresentadas no evento sobre hipertensão, diabetes, álcool e outras drogas, uso correto de medicamentos e aplicação de Reiki foi possível implementar a educação em saúde. Relaciona-se as doenças crônicas não transmissíveis, como hipertensão e diabetes, as técnicas de educação em saúde a partir de materiais táteis. Conclusão: O enfermeiro como educador necessita aprimorar-se continuamente com recursos que atendam às necessidades desses indivíduos, a fim de promover saúde de maneira mais clara e efetiva. |