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1023 | ANÁLISE DE RELATÓRIOS GERENCIAIS DA OUVIDORIA GERAL DO SUS DE 2010 A 2014 | Autores: Maria Odete Pereira () ; Lina Desirée Gomes de Oliveira (Escola de Enfermagem da UFMG) ; Natália Aparecida de Paula (Escola de Enfermagem da UFMG) ; Elias Melo (Gestão de serviços de saúde da Escola de Enfermagem da UFMG UFMG) ; Alda Martins Gonçalves (Gestão de serviços de saúde da Escola de Enfermagem da UFMG UFMG) |
Resumo: Introdução: O Departamento da Ouvidoria Geral do Sistema Único de Saúde (SUS), criado em 23, busca aproximar e ampliar o acesso dos usuários ao SUS, propiciando espaços democráticos para o registro de suas manifestações, sejam elas denúncias, reclamações, elogios, sugestões ou solicitações de informação em saúde. Ademais, este departamento viabiliza o levantamento e análise dos dados acerca das informações disseminadas e das manifestações registradas, transformando-se em instrumento direcionador das ações políticas e estratégicas. Objetivo: Analisar resultados de relatórios gerenciais da Ouvidoria Geral do SUS, no período de 21 a 214. Metodologia: Estudo documental, retrospectivo, de natureza quantitativa. Os relatórios analisados estão disponíveis no site do Ministério da Saúde brasileiro. A coleta dos dados ocorreu nos meses de março a maio de 216. Foram incluídos neste estudo dados globais anuais. Dessa forma, os dados relacionados a apenas alguns meses foram excluídos. Os resultados foram registrados no programa Excel versão 21 e realizou-se análise estatística descritiva. Resultados: verificou-se a prevalência da utilização da ouvidoria por mulheres (67%). Para registrar as manifestações, constatou-se que o uso do telefone aumentou ao longo do período estudado. A região centro-oeste do Brasil é a que apresentou maior poder de resolução das manifestações, enquanto a Norte, o pior. Em relação a disseminação de informação pelo canal de atendimento eletrônico, quatro temas presentes no menu principal repetiram em todos os anos, sendo eles: tabagismo; doenças e orientações de saúde; para registrar manifestação e falar com atendente. Informações sobre a INFLUENZA A (H1N1) apareceu no menu de atendimento automático apenas em 21 e a opção sobre racismo institucional apareceu apenas no menu de 214. Conclusões: os relatórios gerenciais da ouvidoria geral mostram-se inovadora ferramenta de governança para a população e comunidade científica, por possibilitar conhecer as mudanças ocorridas ao longo dos anos, a respeito das demandas dos usuários do SUS, traduzindo-se em um potente instrumento para nortear políticas públicas e práticas aos gestores e profissionais da saúde. Referências: Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa Departamento de Ouvidoria Geral do SUS. Relatório Gerencial. Brasília: Ministério da Saúde, 21. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa Departamento de Ouvidoria Geral do SUS. Relatório Gerencial. Brasília: Ministério da Saúde, 211. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa Departamento de Ouvidoria Geral do SUS. Relatório Gerencial. Brasília: Ministério da Saúde, 213. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa Departamento de Ouvidoria Geral do SUS. Relatório Gerencial. Brasília: Ministério da Saúde, 214. |